Rodízio de pneus: confira a importância de fazer a troca regular do acessório 

Publicado em: jun 23 2021 por admin

tekton-UuO9Jdu2d7E-unsplash

As montadoras de veículos recomendam a realização do rodízio de pneus, cada uma com o seu tempo determinado — que pode variar entre 5.000 a 10.000 km rodados, mas muitos condutores acabam deixando passar esta prática tão importante. 

O que é o rodízio de pneus?  

Os pneus sofrem desgastes irregulares de acordo com o uso e posição que se encontram no veículo (eixo dianteiro ou traseiro), o que pode interferir no desempenho da dirigibilidade e até no gasto do combustível. 

O rodízio dos pneus contribui para que o desgaste da borracha seja uniforme, aumentando a vida útil do acessório e equilibrando o desempenho do automóvel em relação à frenagem, melhorando também a segurança do motorista e dos passageiros.  

Quando deve ser feito o rodízio? 

A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, indica o rodízio a cada 5.000 km rodados. Outras marcas apontam 8.000 km para pneus radiais e 5.000 km para os diagonais. Algumas montadoras, como a Kia, Hyundai e Toyota recomendam a partir dos 10.000 km.  

Para saber o tempo ideal do seu carro, você encontra o prazo para fazer o rodízio dos pneus no manual do proprietário do veículo.  

Como fazer o rodízio de pneus?

Se a tração do veículo for traseira, basta inverter, com os traseiros indo para a frente no mesmo lado e os dianteiros indo para a traseira com os lados invertidos. 

Você deve se atentar ao tipo de pneu: no caso dos unidirecionais, ou seja, os que devem ser usados apenas de um lado, a troca é sempre do eixo dianteiro para o traseiro e vice-versa sem inverter os lados direito e esquerdo. Isso porque você não irá tirar o pneu da roda, mantendo o lado externo montado na parte externa. Em pneus unidirecionais, se for preciso passar para o lado oposto, será necessário desmontar e inverter o pneu no aro. 

Não esqueça do estepe 

É muito importante incluir o estepe no rodízio, pois quando você precisar usá-lo, o desgaste não estará diferente dos outros pneus e não terá o efeito de desequilíbrio de comportamento ao ser montado no eixo junto com o pneu mais gasto.  

Se você ainda não se arrisca nos serviços mecânicos sozinho, conte com o auxílio de um profissional ou de uma concessionária autorizada. O importante é realizar o rodízio de pneus periodicamente, mantendo a orientação da montadora do seu veículo.  

Precisando de novos pneus? Na Sigma Car você encontra pneusrodas e outros acessórios com a qualidade que você precisa para o seu carro!

Categoria: Cuidados com o seu carro, Rodas e Pneus
Tags: , , , , ,

Comentários