Como fazer o básico da manutenção do carro em casa

Publicado em: mai 28 2021 por admin

Man with checking car engine.

Seguindo dicas básicas, conseguimos evitar alguns minutos e dores de cabeça com idas ao posto de gasolina ou à oficina. Basta saber o simples para fazer a manutenção do carro em casa. 

Calma, não estamos falando para você nunca mais ir à uma oficina. Nosso objetivo aqui é te ensinar como cuidar do seu carro de forma simples!  

Aprenda o básico da manutenção do carro em casa 

Para economizar tempo, dinheiro e até evitar ser enganado por aí, separamos algumas dicas super úteis para fazer a manutenção do carro em casa. Vamos lá!

Como verificar o fluido de arrefecimento  

Uma tarefa super fácil que os motoristas geralmente fazem no posto de gasolina, o que não é necessário. 

Para checar o fluido de arrefecimento o motor precisa estar totalmente frio. Depois, é só encontrar o reservatório (talvez seja preciso verificar o manual, ok?) e olhar na sua lateral o nível do fluído. Ele precisa estar da metade para cima, mais próximo da marca máxima. 

Caso o nível esteja baixo, é possível completar em casa mesmo. Basta comprar o fluído de arrefecimento específico para o modelo do carro, que pode ser encontrado em oficinas e centros automotivos. 

É extremamente proibido misturar água da torneira com o fluido, já que os minerais podem danificar o motor. 

Como verificar o nível do óleo  

Algo bem simples de fazer, mas existem truques a serem seguidos. Antes de mais nada, é importante que o motor esteja totalmente frio e o carro num lugar plano. 

Depois, encontre a vareta de óleo por baixo do seu capô e pegue um pano de microfibra (ou outro que não solte fiapos) ou um pedaço de papel higiênico para limpar. 

Para verificar, então, faça o seguinte: puxe a vareta e limpe o óleo na sua extensão, puxando da base para a ponta, e depois reponha a vareta no reservatório. Essa limpeza ajudará a limpar impurezas e resíduos do reservatório. 

Depois, puxe a vareta mais uma vez e verifique o nível de óleo, de acordo com a marcação. O nível deve estar entre a marcação mínima e a máxima na vareta, pelo menos exatamente entre as duas. O recomendado é que esteja ligeiramente acima, mais próximo do nível máximo. 

Como verificar as palhetas 

É fácil esquecer delas, porque geralmente esquecemos o quão importante elas são para a segurança nos dias de chuva. 

Para verificar o desgaste das palhetas, basta fazer o seguinte: jogar um pouco de água no vidro, ligar os limpadores e ficar atento. Se estiverem funcionando bem, elas vão limpar silenciosamente o vidro, de ponta a ponta, eliminando toda a água por onde passam. 

Se estiverem ruins, vão fazer barulho ou limpar de forma irregular. Para se certificar do estado delas, basta dar uma olhada nas borrachas, que podem estar danificadas ou “comidas”. 

De forma geral, as palhetas costumam durar cerca de um ano. Pode ser mais ou menos, dependendo do tempo que o carro fica no sol e enfrenta temporais. Por isso, lembre-se de sempre verificar. 

A manutenção continua! 

A manutenção do carro em casa pode continuar em outras partes do veículo, que você pode verificar sempre que possível. 

Já falamos aqui no blog sobre como você pode cuidar das suas rodas no dia a dia, para mantê-las seguras e com aparência de novas. Confira clicando aqui. 

Também falamos sobre como cuidar dos seus pneus no dia a dia, com dicas preciosas para conservá-los. Clique aqui para conferir. 

A Sigma está do seu lado na hora da manutenção e da customização do seu carro. Conte com a gente para mais dicas e informações valiosas para manter o cuidado com seu veículo! 

 

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações
Tags: ,

Comentários