Dicas preciosas para diminuir o consumo de combustível

Publicado em: abr 28 2021 por admin

Se tem uma coisa que deixa os donos de carros mais estressados é o preço do combustível. Infelizmente, não temos o poder de mudar o número nas bombas, mas podemos sim trazer algumas dicas para diminuir o consumo de combustível no seu carro.

Vamos te mostrar uma série de práticas que podem aliviar o seu bolso, deixando seu carro longe do posto por mais tempo. Olha só!

Fique de olho na direção

Você costuma arrancar muito rápido quando sai do semáforo ou faz curvas em alta velocidade? Não que uma direção esportiva não seja divertida (desde que feita com segurança), mas ela sempre acelera o gasto de combustível e até o desgaste do veículo.

O ideal é utilizar a paciência no volante e a economia de velocidade, evitando movimentos bruscos.

Uma boa estratégia é sempre usar a maior marcha possível. Usar menos o acelerador e rodar numa rotação mais baixa (abaixo dos 3.000 rpm) é ideal para diminuir o consumo de combustível.

Além disso, vale sempre lembrar daquela cena famosa: o motorista que acelera e ultrapassa carros para parar segundos depois atrás de uma fila. No fundo, essa prática só aumenta o consumo e não faz chegar mais rápido.

Manutenção simples ajuda a diminuir o consumo de combustível

Práticas simples de manutenção e cuidados com o carro podem ajudar bastante. Uma delas é manter a revisão em dia de todos os componentes envolvidos no processo de combustão: velas, cabos, bobinas, juntas, bateria.

Outras peças importantes são os filtros: se ar sujo estiver chegando ao motor, com certeza está afetando o consumo. Isso porque o filtro age como uma barreira entre injetores e o tanque, protegendo a câmara de queima. Por isso, de olho sempre neste item.

Por fim, vale sempre lembrar da calibragem dos pneus, já que eles também implicam no gasto de combustível. O ideal é conferir o ar a cada 10 dias, com os pneus sempre frios.

Postos confiáveis sempre!

Combustíveis de má qualidade ou adulteradas são um peso no seu bolso, não só porque fazem o carro ter mau desempenho, mas também porque prejudicam as peças.

A confiança também vale para a hora da manutenção. Evite lugares desconhecidos, com preços tão baixos que parecem duvidosos. Aqui, vale a máxima de “às vezes o barato sai caro”. Além disso, peças de má qualidade e baixa durabilidade também são inimigas no médio prazo.

Sempre que possível, viaje leve

A quantidade de peso que o carro carrega impacta no combustível gasto para manter ele rodando na velocidade desejada. Então, sempre que possível, evite aquele excesso de carga!

É interessante considerar o peso também na hora de personalizar o veículo. As rodas de liga leve, por exemplo, são mais leves que as rodas de aço e são boas opções a considerar.

E você, conhece alguma outra dica preciosa para diminuir o consumo de combustível do carro? Conte nos comentários e ajude outros motoristas!

Categoria: Carros Personalizados, Cuidados com o seu carro, Curiosidades, Dicas e Informações, Rodas e Pneus, Sigma
Tags: , , , , , , , , ,

Comentários