Mais marcas são investigadas por escândalos envolvendo emissão de poluentes

Publicado em: jan 19 2017 por admin

Você lembra do escândalo de 2016 envolvendo fraudes da Volkswagen em testes de emissão de poluentes? Pois é, o problema gerou a empresa uma perda de bilhões de dólares depois de ter admitido que seus carros estavam emitindo mais do que apresentavam. E parece que esse episódio chamou a atenção das autoridades para outras marcas.

https://www.cdn.renault.com/content/dam/Renault/BR/personal-cars/sandero/b52-sandero/b52-sandero-phase1/landing-page/renault-sandero-dynamique-prata-etoile-esplanada.jpg.ximg.l_12_m.smart.jpg

Quando as notícias sobre aumento na produção e vendas de carros elétricos e iniciativas sustentáveis estavam “pipocando” por aí, vemos outras que nos fazem duvidar dessa tendência. Uma delas é recente, e coloca a Renault como investigada por supostas fraudes semelhantes às da Volkswagen.

As autoridades francesas investigam a marca justamente por supostas alterações nos resultados de emissões dos motores a diesel. Promotores do país receberam relatórios que parecem apontar para o uso do mesmo dispositivo que a VW utilizava em seus veículos, um software que “engana” os dispositivos fiscalizadores, apontando resultados abaixo do real.

A Renault afirmou que seus carros respeitam todos os padrões de testes, sem adulterações e respeitando todas as normas.

E a montadora francesa não foi a única. A Fiat Chrysler, grupo italoamericano sofre suspeitas da EPA, agência ambiental norteamericana que crê que a marca também inseriu em dois modelos softwares semelhantes, que adulteravam resultados de emissão de gasóleo. Os automóveis seriam a Grand Cherokke e a Dodge Ram 1500, ambos com motores de 3 litros. Será?

Vamos continuar acompanhando o desenrolar dessa história. De toda, considerando tais suspeitas e eventos já ocorridos, parece que as iniciativas sustentáveis que estamos vendo ainda possuem alguns inimigos na indústria automobilística, indo na contramão.

Fique ligado no blog da Sigma para continuar por dentro de notícias do mundo dos automóveis!

 

Fonte: AutoEsporte.

Categoria: Dicas e Informações

Comentários