Estamos abandonando carros à combustão?

Publicado em: out 20 2016 por admin

As discussões sobre a necessidade de produzir carros menos poluentes vêm sido feitas há muito tempo. Iniciativas como a da Tesla (que só produz carros elétricos) e modelos lançados por outras marcas, como os BMW i8, i3 e Volkswagen ID, que também só utilizam eletricidade como combustível, já mostram uma tendência futura.

 

Nissan_Leaf

Foto: Reproddução / Extremetech

 

No ano passado, o Acordo de Paris, plano ambiental de abrangência mundial proposto na ONU, ainda em tramitação, lançou a iniciativa de diminuir muito a produção de gases entre vários países. Um pontapé para o estímulo de indústrias mais sustentáveis. Além disso, o recente escândalo da Volkswagen sobre manipulação de testes de poluição também tem criado ânimos nervosos sobre carros à combustão.

Que automóveis poluem muito, todos nós sabemos. Gasolina, diesel e semelhantes estão cada vez mais sendo considerados vilões pelas opiniões ao redor do mundo. Algo que nos faz acreditar nisso é uma recente proposta aprovada na Alemanha, país em que a indústria automobilística representa nada menos que 20% do PIB do país.

O parlamento alemão decidiu que carros movidos à base de combustíveis fósseis só poderão ser vendidos no país até 2030, sendo que a ideia é fazer com que até 2050 não haja mais carros poluentes circulando por lá. A proposta ainda precisa ser aceita pela União Européia, mas a tendência é de que, além de apoiarem, outros países adotem a noção.

E não para por aí. Também na Europa, há discussões entre autoridades holendesas e norueguesas para aplicar algo semelhante até 2025. Até na Índia, segundo país mais populoso e conhecido por seu trânsito caótico, existe uma iniciativa de tornar elétrica 100% da frota em até 15 anos.

Além das propostas já existentes, outras montadoras já se mostram propensas a entrar na onda. Dieter Zestche, presidente do conselho da Daimler AG, dona da Mercedes-Benz, disse que a marca já está preparada para produzir várias linhas modelos elétricos, de compactos a alto luxo.

Ideias e intenções existem, mas a aplicação de tudo isso pode caminhar a passos bem diferentes. E você, o que pensa sobre? Para saber ainda mais sobre o que está sendo proposto no mundo dos automóveis, continue acompanhando o blog da Sigma! Te mantemos informado!

 

Com informações de IstoÉ.

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações

Comentários