Já ouviu falar dos pneus verdes? Saiba o que são

Publicado em: mar 24 2021 por admin

Já ouviu falar dos pneus verdes? Saiba o que são

Os pneus verdes são uma tendência cada vez mais forte no mercado. Calma, não estamos falando de pneus coloridos, mas de variedades mais ecológicas e econômicas, produzidas em processos menos poluentes e com materiais mais duráveis.

Hoje, vamos mostrar as vantagens dos pneus verdes e por que vale a pena ter aí no seu veículo. Acompanha aqui.

Do que são feitos os pneus verdes

É bem provável que os pneus que você usa em seu carro (se não forem “verdes”) foram fabricados em um processo bastante poluente. Isso porque fortalecer a borracha é utilizado o chamado “negro de fumo”, um pó escuro que é obtido através de queimas de óleos.

No caso dos pneus verdes, uma boa parte desse componente é substituído pelo dióxido de silício, a sílica. Ela confere a dureza ao pneu de forma mais eficiente que o negro de fumo e ainda é mais ecológica.

Saiba mais: Como prolongar a vida útil dos pneus

A principal vantagem

Para o motorista, a principal vantagem é a economia no bolso. Os pneus verdes geram menos atrito com o solo, o que significa que precisam de menos uso do motor para rodar. Isso tudo resulta em menor gasto de combustível.

E isso se justifica pelo uso da sílica na composição. Durante o atrito, a sílica consegue se manter fria, o que significa que ela consegue gerar mais movimento porque dissipa energia neste sentido, e não gerando calor.

Esse aspecto também contribui para o lado ecológico dos pneus verdes, já que ajudam o motor queimar menos combustível, consequentemente diminuindo a poluição.

Saiba mais: Entendendo a hora certa de trocar os pneus

E a desvantagem?

O lado ruim dessa tecnologia é que ela aumenta a “distância de frenagem no molhado”, um aspecto de segurança bastante importante para qualquer pneu. Basicamente, o carro demora mais para parar sobre o piso molhado.

Contudo, fabricantes concordam que uma série de fatores implicam para um pneu ser mais seguro e/ou econômico. O desenho, as deformações, as bandas de rodagem, os materiais de fabricação, enfim. Tudo isso implica em como são as frenagens e custo de combustível.

Por isso, antes de comprar é ideal analisar bem a etiquetagem de eficiência, presente em todo pneu novo desde 2016. Ela mostra três índices: gasto de combustível (que tem a ver com o atrito com solo); distância de frenagem no molhado e intensidade de ruídos. Perceba abaixo como a imagem é intuitiva e simples de entender.

Etiquetagem obrigatória em pneus mostrando sua eficiência em 3 índices. Imagem: UOL.

Está pensando em trocar os pneus do seu veículo? Se sim, temos certeza que uma coisa ficaria muito bem nos seus pneus novos: uns pares de rodas de liga novinhas da SIGMA!

Dê uma olhada em nossa loja virtual e escolhas as mais novas peças que deixarão seu carro ainda mais incrível!

Categoria: Acessórios Automotivos, Carros Personalizados, Cuidados com o seu carro, Curiosidades, Dicas e Informações, Rodas e Pneus, Sigma
Tags: , , , , , , , , , , ,

Comentários