Entendendo a hora certa de trocar os pneus

Publicado em: fev 24 2021 por admin

Os pneus possuem várias funções, da estética mais esportiva à segurança da pilotagem. Mantê-los em bom estado é essencial para ter segurança no volante. E você, sabe identificar a hora de trocar os pneus do seu carro?

A chegada desse momento depende de vários fatores, inclusive o perfil do motorista. A carga do veículo, o número de freadas e arrancadas, o tipo de estrada, o clima, o tipo de pneu (se é radial ou diagonal) são algumas das variáveis que adiantam a hora de trocar os pneus.

Se você quer aumentar a vida útil dos pneus do seu carro e adiar a troca, nós já demos algumas dicas preciosas sobre isso. Veja aqui.

Quando você deve trocar os pneus

Se você analisar o seu pneu, vai encontrar nele os chamados TWI. Eles são pequenos indicadores de borracha que ficam dentro dos sulcos, rebaixados 1,6mm. Quando essa altura chega a 0, ou seja, o TWI chega na superfície do pneu, quer dizer que está na hora de trocar.

É isso mesmo, pra saber a hora de trocar, é só olhar para os próprios pneus e verificar quanto da superfície de borracha já foi desgastada. Os pneus ficam carecas quando o TWI chega no seu limite.

É claro que tudo isso vale para pneus que se desgastam naturalmente com o tempo. No caso de aparecer uma bolha, perfuração, rasgo ou qualquer coisa equivalente, a troca deve ser feita o quanto antes.

Geralmente, quando o carro vai pra um check-up numa oficina ou posto, o motorista é informado de que está na hora de trocar os pneus. Contudo, é sempre bom ficar de olho para manter a segurança na estrada.

As escolhas na hora de trocar

Antes de escolher os pneus novos, é importante saber algumas informações técnicas básicas sobre eles, como a largura, perfil e aro.

Se você não souber essas especificações do seu pneu original, elas estão no manual do seu veículo. Além disso, elas também estão escritas na lateral do pneu e são bem simples de encontrar. E para te ajudar a entender o que cada número e letra significa, fizemos um texto bem completo. Clique aqui.

Captura de Tela 2021-02-22 às 10.04.07

Informações técnicas sobre o pneu ficam na lateral. Imagem: Pirelli.

Agora que você já sabe exatamente quando trocar os pneus do seu carro, que tal dar uma olhada na loja virtual da Sigma para escolher os próximos? Você merece esse upgrade!

Categoria: Acessórios Automotivos, Carros Personalizados, Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações, Rodas e Pneus, Sigma
Tags: , , , , , , ,

Comentários