Computação é um investimento comum até na indústria de carros

Publicado em: jul 03 2017 por admin

Não é novidade que a indústria automobilística está trazendo cada vez mais inovações tecnológicas. Carros elétricos e autônomos nas ruas pareciam até poucos anos realidades difíceis, mas já sabemos que eles logo se tornarão comuns. As indústrias dos carros e da computação estão próximas como nunca.

Depois de vermos empresas como a gigante Google dando pontapés na fabricação de veículos autônomos e outras grandes do mundo automobilístico investindo em futuros softwares para seus veículos, não é surpresa que a tecnologia e conectividade estaria tomando conta dessa indústria.

Resultado de imagem para carros autônomos

Veículo autônomo da Google – Foto: Reprodução / Tecnoblog

Competitividade tecnológica

Pensar que os carros estão se tornando cada vez mais autônomos e programados nos faz pensar quais serão as diferenças entre eles no futuro, se eles terão as mesmas funções e farão as mesmas coisas do mesmo jeito. Mas parece que cada marca está procurando por diferentes especialidades em parceiros distintos.

A Volkswagen procurou a ajuda dos computadores D-Wave, que utilizam teorias da física quântica no processamento de dados e podem ser muito mais rápidos. A Apple, conhecida pelos smartphones e computadores anunciou que começou a desenvolver sistemas autônomos para veículos, assim como a empresa alemã Bosch.

A BMW é uma das empresas que está pensando em investir por conta no desenvolvimento de softwares para os veículos do futuro. A empresa alemã está recentemente construindo um data center que é dez vezes maior do já utilizado. Já a sueca Volvo firmou parceria com a desenvolvedora de sistemas Ericsson para compor os novos veículos.

Processos complexos

As empresas fabricantes de veículos estão preocupadas com o processamento das informações porque, segundo as expectativas, o futuro no trânsito será complexo. Não é apenas o trânsito cada vez maior que pode assustar, mas também a inteligência que a maior parte dos veículos autônomos está buscando.

Como vimos aqui, para “dirigem sozinhos”, esses carros precisarão processar inúmeras informações ao mesmo tempo para poder contribuir para um trânsito seguro e descongestionado.

Estimativa de como um veículo autônomo processa o ambiente. Foto: Reprodução / Tecnoblog

 

Vamos ver o que o futuro nos reserva, certo? Para mais notícia sobre o mundo dos automóveis, continue acompanhando o blog da Sigma!

 

 

Categoria: Curiosidades

Comentários