As empresas que irão programar os carros autônomos

Publicado em: out 27 2016 por admin

Quem procura se manter atualizado no mundo dos automóveis já sabe que os carros autônomos, aqueles que não precisam de um motorista e chegam sozinhos ao seu destino são uma tendência para futuro. O quão próximo esse futuro está, porém, ainda não sabemos, mas há certas empresas de tecnologia tentando fazer esse caminho ser mais fácil.

 

carro-autonomo-da-volvo

Foto: reprodução / Exame

Pesquisas e testes estão sendo feitos para viabilizar e tornar mais popular essa tecnologia. BMW, Ford, Toyota, entre outras montadoras já demonstraram interesse. A Tesla vem realizando testes com carros autônomos há certo tempo e, há alguns meses, os primeiros táxis autônomos realizaram testes em Cingapura.

As empresas responsáveis pela parte de programação dos veículos, porém, dificilmente vão pertencer às próprias montadoras. Poucos sabem, por exemplo, que a Microsoft possui interesse nenhum em produzir carros autônomos, mas está dominando boa parte do setor de desenvolvimento da programação dos sistemas.

Esse setor de hospedagem de aplicações para veículos também está sendo ocupado pela Amazon, conhecida empresa americana que possui uma livraria online e sistema de entregas, que já disse que irá desenvolver-se nesse segmento. Além dela, a também americana IBM, empresa secular que atua no ramo de tecnologia da informação e que já possui uma plataforma de inteligência artificial, também mexe seus pauzinhos para entrar nesse mercado emergente.

Mas, como dito, quem domina mesmo o setor já é a Microsoft. A empresa possui o sistema Azure de hospedagem que chama a atenção de empresas como Daimler (Mercedes), Renault-Nissan, Uber, além das já citadas BMW, Ford e Toyota. Em suma, o que faz a companhia já ter tanto sucesso, além de sua confiabilidade, é o fato de ela não ser concorrência para as montadoras.

Vamos esperar para ver como se desenvolve essa tecnologia, não é? Enquanto isso, continue acompanhando mais novidades do mundo dos automóveis aqui no blog da Sigma. Sempre temos algo novo para te contar.

 

Com informações da Exame.

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações, Sigma

Comentários