Carros autônomos são uma tendência para o futuro?

Publicado em: abr 28 2016 por admin

Quando tentamos imaginar um carro que “dirige sozinho” parece que estamos dentro de um filme de ficção. Ao menos, parecia há pouco tempo atrás. Desde 2014, a Google vem desenvolvendo um carro totalmente autônomo, que não precisa de um motorista para chegar em seu destino.

Na verdade, naquele ano a empresa americana apresentou um protótipo do que seria carro autônomo, realizando alguns testes. Porém, a principal iniciativa é investir em tecnologias e aprimoramentos para o carro possa funcionar perfeitamente nas estradas evitando a pior casualidade: acidentes envolvendo pessoas.

Google car

O protótipo de carro autônomo da Google – (reprodução / Google)

 

De acordo com a Google, há um fato em especial que motiva o desenvolvimento desses automóveis: a grande maioria dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. Em dados da empresa, cerca de 94% de acidentes nas estradas americanas têm essa causa.

 

Como funcionam

Segundo o site da iniciativa, o carro possui uma série de sensores que podem detectar objetos a uma distância equivalente a dois campos de futebol, incluindo pedestres, animais, ciclistas, carros, etc., sem qualquer distração.

O grande desafio nas cidades, porém, tem sido interpretar a direção dos motoristas. No mês de fevereiro, numa cidade da Califórnia, um carro da empresa que estava sob testes de direção autônoma se envolveu num acidente com um ônibus. O diretor do programa de automóveis autônomos do Google, Chris Urmson, disse que o acidente ocorreu porque o carro interpretou que o ônibus “o deixaria passar”.

 

tecnoblog

Uma estimativa de como o carro autônomo “vê” – (reprodução / tecnoblog)

 

Mais empresas apoiam

Contando com o apoio de outras empresas de transporte, como a Uber e a Lyft, além de montadoras de carros, como a Ford e a Volvo, a Google tem buscado concessões junto aos sistemas legislativos federal e estaduais americanos para realizar os testes em estradas do país.

 

E aí, serão que veremos cada vez mais carros autônomos nas ruas?

 

 

Fonte: AutoEsporte, TecnoBlog, Google

 

 

 

Categoria: Curiosidades, Sigma

Comentários