Veterano Juan Pablo Montoya vence as 500 milhas de Indianápolis

Publicado em: mai 29 2015 por admin
montoya-500-milhas-de-indianapolis

Montoya comemora a vitória com a tradicional garrafa de leite. Foto: Reprodução/Revista Veja

O último fim de semana foi de fortes emoções para os amantes da velocidade, além do GP de Mônaco de Fórmula 1, aconteceu também a 99ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, outra prova muito tradicional, que traz os pilotos da Fórmula Indy e outras lendas do esporte, que são convidadas a disputar a prova.

A prova é disputada no charmoso circuito Motor Speedway e a primeira corrida aconteceu em 1911. Desde então, as 500 Milhas de Indianápolis vem sendo disputadas todos os anos (exceto no período das guerras mundiais), colocando seus vencedores em uma galeria de célebres pilotos. Entre os brasileiros, quatro pilotos já venceram a prova e escreveram seus nomes para sempre na história: Emerson Fittipaldi (2 vezes), Hélio Castroneves (3 vezes), Gil de Ferran e Tony Kannan (1 vez cada).

Na edição de 2015, o neozelandês Scott Dixon largou na pole position, e liderou a prova por um bom tempo, até as paradas nos boxes, quando Tony Kannan assumiu a ponta.

Como de costume em provas rápidas, como as 500 Milhas, houve uma alternância grande de posições e, após a batida de Tony Kannan, na volta de número 153, a liderança passou a ser disputada por seis pilotos: Scott Dixon, Charlie Kimbaal, Will Power, Carlos Muñoz, Justin Wilson e o colombiano da Penske, Juan Pablo Montoya.

scott-dixon-montoya-500-milhas-de-indianapolis

Scott Dixon, seguido de perto por Juan Pablo Montoya. Foto: Reprodução/Band Sports

Faltando 24 voltas para o final, Power, Montoya e Dixon continuavam a disputar a liderança, quando  um acidente envolvendo três pilotos acionou a bandeira amarela em todo o circuito, impedindo ultrapassagens.  No retorno, os três continuaram brigando pela liderança até as três voltas decisivas, quando Montoya assumiu a liderança em uma bonita manobra e não largou mais. Confira as últimas voltas das 500 Milhas, com a narração de Téo José:

Com a vítória, Montoya segue líder na temporada 2015 da Fórmula Indy, seguido de perto por seu companheiro, Will Power, que formou dobradinha com ele, nas 500 Milhas.

Quem é Juan Pablo Montoya?

Montoya é um veterano piloto, com 39 anos e passagens pelas maiores categorias do automobilismo: Fórmula 1, Nascar e Fórmula Indy. Colombiano de nascimento, ele se destacou ainda jovem, quando foi campeão mundial juvenil de kart e logo chamou a atenção de categorias para adultos. Arrojado, o garoto colombiano ganhou espaço, venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela primeira vez em 2000, aos 24 anos, e chegou a Fórmula 1 em 2001, correndo pela Williams. Depois de uma passagem de três anos, voltou a correr pelas categorias americanas, primeiramente na Nascar, depois, de volta a Fórmula Indy, onde está atualmente.

A Sigma Car é apaixonada por tudo o que move nosso esporte favorito: o automobilismo. E Indianápolis é uma corrida especial no coração de qualquer amante desse universo quatro rodas. De lá, saíram muitos avanços tecnológicos que possibilitaram melhorias nos carros de corrida do mundo todo e também nos carros de passeio.

Conheça nossa loja virtual e veja algumas peças que podem turbinar seu carro e fazer você se sentir como Juan Pablo Montoya, um piloto profissional. www.sigmacar.com.br

 

Fontes: Biografias y Vidas;UOL Esporte, Indianapolis Motor Speedway

 

Categoria: Sem categoria

Comentários