Um cenário promissor para os carros elétricos no Brasil

Publicado em: jun 04 2021 por admin

audi-eletrico

Os carros movidos por energia elétrica parecem algo bem distante da nossa realidade, não é mesmo? A maioria das pessoas que conhecemos possuem carros movidos a combustíveis como gasolina, álcool ou gás. Normalmente isso acontece pelo alto custo que os carros elétricos ainda têm no Brasil, sendo inacessíveis para boa parte da população. 

A boa notícia, é que estamos avançando quando se trata da comercialização dos carros “amigos do meio ambiente”, e muitas montadoras já estão investindo apenas em veículos elétricos aqui no país.  

Existe mercado para carros elétricos no Brasil? 

Sim, e esse é o caso da Volvo, que anunciou este ano que será a primeira marca a vender somente veículos eletrificados no Brasil, retirando todos os modelos à combustão. Claro que para incentivar a compra, os motoristas precisam ter fácil acesso aos locais de recarga de energia.  

Pensando nisso, a Volvo também lançou uma plataforma para síndicos, gestores de condomínios e incorporadoras para a instalação de 300 carregadores em prédios corporativos e residenciais com subsídio de instalação da marca.  

 A ZF do Brasil também não está por baixo: a empresa automotiva inaugurou, na sua fábrica de Limeira (SP), a mais moderna linha para a produção de colunas de direção elétrica do grupo.  

As grandes empresas investirem na produção de carros elétricos são um sinal de que a demanda por este tipo de direção está aumentando. Uma pesquisa realizada pela ZFem 2009 mostrou que 89% dos veículos fabricados no Brasil tinham sistemas de direção hidráulica ou mecânica e apenas 1% usava direção elétrica. Em 2020, a proporção mudou para 27% de direção hidráulica ou mecânica e 73% de elétrica. 

Carros elétricos no mundo  

Em maio deste ano, a Ford lançou nos EUA aF-150 Lightning, sua nova picape elétrica. A febre foi tanta, que em menos de 12 horas foram vendidas 20 mil unidades! O presidente Joe Biden testou o carro e aprovou. 

Na Europa, também vem crescendo o incentivo pelo uso dos elétricos. A Uber firmou parceria com a Arrival, uma startup britânica que desenvolve veículos elétricos, para a produção de carros acessíveis para os motoristas do aplicativo.  

Mesmo sem a parceria, a Uber londrina já estimulava o uso dos carros elétricos, disponibilizando aos passageiros a opção de escolher um veículo totalmente elétrico sem custo extra, enquanto os motoristas pagam uma taxa de serviço mais baixa.  

Na Alemanha, foi realizado um teste com 13 moradoras de uma cidade, integrando os veículos elétricos à rede de energia pública e privada.A ideia é que os veículos possam armazenar a carga e, se necessário, transferi-la para alimentar uma residência ou a própria rede de distribuição. 

Como funcionam os carros elétricos? 

Os carros elétricos são movidos sem a utilização de combustíveis fósseis, e consequentemente, não geram poluentes. Além disso, como o mecanismo do motor sofre menos atrito em comparação com o motor a combustível,  a aceleração do carro se torna mais leve, facilitando a condução. 

O mecanismo depende de quatro componentes básicos: 

  • bateria; 
  • inversor; 
  • motor de indução; 
  • sistema de recuperação de energia. 

Tem vontade de um carro elétrico? Conta pra gente qual modelo é o seu sonho de consumo? Mas calma, enquanto o modelo elétrico não se torna popular, você pode contar com veículos da mais alta qualidade. Na Sigma Car, você encontra modelos originais para veículos e de fabricantes de alto nível.

Categoria: Curiosidades, Lançamentos

Comentários