Maio Amarelo: o celular ainda é um grande inimigo da segurançs no trânsito

Publicado em: mai 22 2018 por admin

Como ainda estamos falando sobre maio amarelo e a importância da segurança no trânsito, hoje vale a pena falar de um inimigo dos motoristas, ainda muito ignorado: o celular. Vamos trazer alguns dados recentes que mostram o perigo de usar um smartphone enquanto dirige, e como muitas pessoas ainda não respeitam essa regra.

Maio Amarelo - Sigma

Celular no Volante ainda é um perigo ignorado por muitos motoristas. Imagem: Reprodução / Auto Esporte.

Risco grande

Um estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) apontou que responder a uma simples mensagem no celular – no WhatsApp, por exemplo – com o carro a 80 km/h é o mesmo que dirigir sem olhar para a estrada por uma distância equivalente a um campo de futebol inteiro. Pois é, não é brincadeira.

O Brasil já reconheceu há algum tempo os riscos que os celulares atuais, especialmente os smartphones, com suas várias funções e aplicativos, têm trazido para o trânsito. Em 2016, uma atualização no Código de Trânsito Brasileiro passou a considerar o uso do celular enquanto se dirige uma infração gravíssima, com multa de R$293,47 e 7 pontos na carteira.

Muito ainda precisa ser feito para conscientizar motoristas. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito brasileiro, o que representa milhares de pessoas por ano.

A fixação que muitas pessoas têm pelas redes sociais é algo que precisa ser combatido. De acordo com o estudo da Cesvi, muitas pessoas costumam checar redes sociais ao volante, ficando o equivalente a 4 ou 5 segundos sem olhar para a estrada. Esse gesto, com o carro andando a uma velocidade de 50 km/h, é o mesmo que dirigir de olhos fechados por uma distância equivalente a 12 veículos enfileirados. Bastante perigoso, não é?

Alternativas ao celular

As redes sociais e aplicativos de mensagem têm feito pouco para tentar contribuir para a diminuição do problema. Já as montadoras de veículos têm mostrado esforços neste sentido, como é o caso da Ford, que integrou os serviços do Waze (aplicativo que funciona como um GPS) à central de entretenimento da marca. Assim, os motoristas podem utilizar o app sem recorrer ao celular. O Android Auto e o Apple Car Play também são bons exemplos.

Muitos motoristas acabam recorrendo ao celular por necessidade, como para atender chamadas importantes (mesmo que isso seja algo indevido) e usar o GPS. Uma alternativa a isso, que não deixa o motorista sem os recursos e ainda não atrapalha sua segurança no trânsito, são as centrais multimídia. Esses aparelhos, que possuem uma série de recursos, geralmente podem funcionar como uma extensão do celular, sem tirar tanto a atenção do motorista. Vale a pena conhecer mais sobre eles.

O Maio Amarelo é o período de ano que damos atenção a esta questão bastante especial que é a segurança no trânsito. A Sigma sabe da relevância do assunto, e por isso continuaremos trazendo mais conteúdo sobre o tema ao longo do mês. Até a próxima!


Com informações de Auto Esporte.

 

Categoria: Sem categoria
Tags: , , ,

Comentários