Conhecendo o movimento Maio Amarelo

Publicado em: mai 01 2018 por admin

O mês de maio começou e chegou o momento de falar de algo bastante importante: segurança no trânsito. O Maio Amarelo é um movimento internacional que procura chamar atenção para esse assunto, uma atitude que a Sigma apoia.

Durante todo o mês, estaremos lançando uma série de materiais aqui no blog e em nossa fan page, trazendo informações úteis para manter motoristas seguros em seu dia a dia nas estradas. Hoje, começaremos explicando exatamente o que é o movimento Maio Amarelo. Olha só.

Movimento Maio Amarelo

Imagem: Jornal do Estado.

Como surgiu

Conscientização de forma ampla, por meio de ações e parcerias, para chamar atenção ao alto índice de fatalidades no trânsito: é isso que procura o movimento Maio Amarelo. Mais do que isso, também cria ações para aumentar a segurança dos motoristas e formar cidadãos mais atentos.

Surgiu em homenagem ao mês de Maio de 2011, em que a Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou uma série de campanhas de conscientização, a Década de Ações para Segurança no Trânsito.

A ONU passou a chamar atenção para o assunto depois de se confrontar com um documento da Organização Mundial da Saúde, que em 2009 contabilizou o número de fatalidades no trânsito a nível mundial. Segundo este estudo, naquele ano foram mais de 1,5 milhão que perderam suas vidas por causa de acidentes.

A série de ações de conscientização apoiadas pelas grandes organizações mundiais existe para tentar diminuir esse índice e impedir que as estradas se transformem em lugares mais perigosos ainda.

Movimento Maio Amarelo - Sigma

Imagens que mostra como o Movimento Maio Amarelo tem crescido no Brasil, ano após ano. Fonte: OSNV.org

Movimento Maio Amarelo pelo Brasil e pelo mundo

Segundo o site oficial, o movimento Maio Amarelo movimentou ações em 27 países nos últimos anos, chegando a 423 cidades. A parceria com empresas tem sido essencial, com o apoio a palestras, oficinas e outras ações de conscientização dentro das organizações. Em 2017, foram mais de 1.400 empresas apoiando no mundo todo.

Como a ideia principal do movimento é a conscientização pela informação, a divulgação é essencial. No ano passado, foram contabilizadas mais de 1.400 notícias sobre o programa no mundo todo.

Monumentos e prédios públicos importantes do mundo todo se iluminam com cores amarelas, homenageando o movimento. O número de ações, incluindo palestras, oficinas, conversas e outras ações públicas somaram mais de quatro mil.

No Brasil, este assunto ganha uma força merecida e essencial para resolver o problema sério da segurança no trânsito. Nos últimos anos do movimento Maio Amarelo, foram registradas ações públicas em 26 estados, contando com o apoio da união entre poder público e sociedade civil.

Movimento Maio Amarelo - Sigma

Construções históricas se iluminam de amarelo neste mês – Imagem: Bahia na Lupa.

Por aqui, comumente são realizadas desde blitzes no trânsito e intensificação das medidas de segurança até ações em escolas públicas e caminhadas pela paz no trânsito.

O Brasil já é o quinto país com maior número de fatalidades no trânsito. Segundo o último Relatório Global de Segurança no Trânsito, publicado pela OMS, para garantir a redução dessa tragédia são necessárias leis que impeçam cinco atitudes extremamente perigosas: a direção sob efeito de álcool; o excesso de velocidade; não uso de capacete; não uso de cinto de segurança; e não uso de cadeirinhas para crianças.

A Sigma apoia todas as atitudes que visam a conscientização de motoristas e aumento da segurança no trânsito. Acima de tudo, queremos que você tenha uma vida tranquila nas estradas, para que possamos continuar fazendo parte de sua vida.

Ao longo do mês, traremos mais materiais com dicas de direção defensiva e outras ações para se manter seguro no trânsito. Continue nos acompanhando!


 

Com informações de ONSV.

Categoria: Dicas e Informações, Sigma
Tags: ,

Comentários