Dicas incríveis para comprar o pneu correto

Publicado em: set 11 2020 por admin
pneu correto para carro

Imagem: Sigma Car

O pneu possui especificidades que devem ser levadas em consideração na hora da troca. Saiba mais a seguir!

Você também é daquelas pessoas que dão valor para os pneus do seu carro? Pois saiba que muita gente não o considera assim, apesar de realmente ser um dos itens mais relevantes em um automóvel.

O fato é que a maioria não liga muito para esse assunto. Mas, quando se torna necessário adquirir um novo conjunto de pneus, as pessoas normalmente ficam perdidas com tanta informação que nunca foi dada a devida atenção.

É por isso que criamos este artigo, para explicar certinho para você fatores essenciais para levar em consideração na hora de comprar o pneu certo para o seu carro. Vamos conferir? Acompanhe a seguir:

Conhecendo o pneu

Sabemos, que o pneu é o item automotivo que tem contato direto com o solo. Além disso, é ele quem sustenta o peso do carro inteirinho - e de todas as outras coisas e pessoas que você carrega dentro do seu automóvel também.

É o pneu quem converte toda a potência do motor do seu carro em tração, junto da aplicabilidade dos freios e da imobilidade ou firmeza na hora de fazer alguma curva.

Uma coisa importante para se dizer aqui é que todo pneu possui um “código, uma sequência de números e letras marcados em sua lateral. Em resumo, é essa combinação de elementos que dirá suas medidas e seus limites, por exemplo. Enfim, ali estarão todas as especificidades pertinentes ao seu pneu.

Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre esse código, que é extremamente relevante para a hora de comprar o pneu do seu carro.

Aro

O aro é a medida, em polegadas, do diâmetro interno do seu pneu. E, você encontrará essa medida naquele código que citamos anteriormente. Por exemplo: 205/45R16 significa que o aro do seu pneu tem 16 polegadas. Entretanto, é possível adquirir pneus com aro maior, mas sempre com a ajuda de um profissional.

pneu correto para carro

Largura

A largura do seu pneu são os milímetros da banda de rolagem. Assim como o aro, essa medida também está naquele código, nos três primeiros números. Ou seja, pegando aquele exemplo anterior, 205/45R16, o “205″ é a medida da largura do seu pneu, de 205mm. E, da mesma forma, você pode optar por pneus com largura diferente da original. Para isso, conte com a ajuda de um profissional de qualidade!

 

pneu correto para carro

Perfil

A altura da parede lateral é a medida do perfil do seu pneu. Isso significa a medida do aro até a banda de rodagem. Essa medida é realizada em porcentagem, relacionando a altura com a largura do pneu. No código, 205/45R16 ela é o “45”, ou seja, a altura mede 45% da largura. Nesse caso, isso significa uma altura de 92,25 mm.

Quando se altera o aro, normalmente é necessário alterar também o perfil. Isso porque o diâmetro externo do pneu deve estar de acordo com o limite técnico do automóvel em questão, para também não interferir na direção e no desempenho do seu pneu. Por isso, é extremamente necessário que você tenha a ajuda de um profissional para realizar estes procedimentos.

pneu correto para carro

Índice de Carga

O índice é facilmente encontrado no código do seu pneu, depois da medida. Como exemplo, se o código 205/45R16 tiver em seguida escrito 83W, quer dizer que o seu índice é 83 de carga máxima que o pneu consegue aguentar, no máximo da sua calibragem. Esse número e um código, que pode ser lido numa tabela como a abaixo. Nesse exemplo, o 83 significa um índice de carga máxima de 487 kg. Confira a tabela completa a seguir:

pneu correto para carro tabela

Índice de Velocidade

O índice da velocidade do seu pneu é definido por letras correspondentes à velocidade máxima que o seu pneu pode alcançar, carregando seu peso máximo, sem que ocorram danificações.

Logo após o índice de carga, você encontrará o índice de velocidade. Em outras palavras, seguindo aquele mesmo código, se ele corresponder a 83W, o “W” é a letra correspondente ao índice da velocidade máxima. Como você pode ver na tabela abaixo, o pneu poderá atingir até 270 km/h, sem que ele se danifique.

pneu correto para carro tabela

É necessário seguir as especificações mínimas do fabricante, quanto aos índice corretos para o pneu do seu carro. Em hipótese nenhuma você poderá usar um pneu com um índice de carga ou velocidade menor que o original de fábrica, ok?

 Além dessas medidas, que são imprescindíveis você entender para fazer uma boa escolha, existem outras medidas importantes para se levar em consideração na hora de comprar o seu novo jogo de pneus. Falaremos sobre elas em nosso próximo post. Não deixe de acompanhar!

Categoria: Dicas e Informações, Rodas e Pneus
Tags: , , ,

Comentários