Dicas incríveis para comprar o seu pneu – Parte 2

Publicado em: set 18 2020 por admin
pneu automotivo

Imagem: Divulgação Sigma Car

Chegamos na segunda parte da série que irá te ajudar a comprar o seu pneu. Confira a seguir:

Primeiramente, vamos te perguntar uma coisa: você chegou a ler o último artigo que publicamos aqui em nosso blog sobre seu novo conjunto de pneus? Ainda não? Não tem problema se ainda não acessou. Basta clicar aqui, para conferir o conteúdo!

Para ilustrar um pouco, no post anterior falamos sobre as principais medidas de um pneu para ajudar você a escolher o seu novo conjunto. Porém, existem também outras medidas para se levar em conta, as quais iremos tratar neste novo artigo para dar continuidade a essa série de posts! Acompanhe com a gente nos parágrafos a seguir:

Medidas de performance do seu novo conjunto de pneus

Treadwear

Este índice indica a velocidade com que o seu pneu desgasta, como um comparativo de sua resistência. Geralmente seus valores são apresentados entre 60 e 800, em referência a um valor de 100.

Se um conjunto de pneus possuem Treadwear 50, significa que eles desgastarão 50% mais rápido que aqueles com índice em 100, por exemplo. Isto é, quanto menor o índice menor será a sua durabilidade.

Entretanto, outras variáveis influenciam na vida útil de um pneu. A calibragem deve estar correta e, ainda, pneu, roda e carro devem estar em dia com a manutenção.

Tração

Esse índice nos mostra como funciona a aderência do pneu em situações onde a pista está molhada. Ou seja, quanto menor o índice de tração do seu conjunto de pneus maior será a distância da frenagem, ou basicamente, menor a capacidade de frenagem dos pneus.

O índice de tração é indicado como AA (sendo este o mais alto e melhor), A, B e C (como o mais baixo e pior). Inclusive, quando o pneu aquece de maneira muito rápida, provavelmente acaba se desgastando rapidamente também.

Construção

Aqui temos 3 tipos de construção de um pneu:

  • Radial;
  • Diagonal;
  • Diagonal Cintado.

Atualmente, o tipo radial é o mais novo no mercado para carros de passeio, representando a grande maioria dos pneus que hoje em dia são comercializados. Ele garante um maior controle do desgaste dos pneus, uma resistência eficiente às perfurações, aderência otimizada na hora de dirigir e, ainda, um consumo de combustível ainda mais oportuno.

O material da carcaça é mais flexível, uma das grandes características da sua construção, sendo disposta no sentido radial e sendo também a banda de rodagem fixada com cintas de aço. Na medida do pneu, é identificada pela letra R: 205/45R16 83W.

A diagonal, por sua vez, é um pouco mais em conta por ser uma tecnologia mais antiga. Sua construção é feita pela sobreposição das lonas de maneira transversal. Isto é, em fibra têxtil que deixa uma grossa camada mais endurecida. Isso, inclusive, pode causar um considerável aquecimento, porém com laterais mais resistentes. Um hífen antes do aro está a sua identificação na medida do pneu: 5.60-15.

Já o diagonal cintado é o pneu que é usado normalmente em motos e até em máquinas. Trata-se de uma mistura do modo de construção diagonal, porém como na transversal, possui lonas na carcaça, e também a banda de rodagem mais resistente da construção radial.

Tipo

Quando o pneu não possui câmera de ar, por possuir um revestimento interno específico, chamamos o pneu de Tubuless. É o mais novo do mercado, sendo usado em todos os carros de passeio e caminhonetes. É ainda um pneu extremamente seguro e eficaz. Na lateral do pneu, você encontrará a sua identificação escrita, “Tubuless”.

Quando os pneus são mais antigos e possuem câmera de ar, são chamados de “Tube type”. Esse modelo é utilizado em caminhões, empilhadeiras e veículos de mineração. Em suas laterais também possuirão a identificação “Tube type”.

Desenho

Existem 3 tipos de desenhos de banda de rodagem que podem classificar um pneu. Confira quais são eles:

  • Simétrico: grande maioria do mercado, possui lados iguais, tanto internos quanto externos. Ou seja, não possuem um lado específico para a realização da montagem. Esse pneu garante uma boa vida útil e pouco ruído. É também um pneu com baixo custo por já ser uma tecnologia mais antiga;
  • Assimétrico: Com uma tecnologia mais avançada, são os mais novos pneus do mercado e, consequentemente, com um valor mais alto. Trata-se de um pneu aprimorado, com lados bem assimétricos e particularidades na hora de montar. O que significa que ele possui um lado específico e identificado para isso. Seu lado externo reforçado, inclusive, garante uma ótima performance em curvas, dispersando melhor também a água e a temperatura por casa de seu desenho otimizado. Geralmente, esses pneus são utilizados em automóveis esportivos;
  • Direcional: Seus desenhos seguem uma direção particular, possuindo também um lado ideal para montar. Esse lado é identificado na lateral do pneu. Além disso, é um pneu com alta drenagem de água, desenvolvida para sua alta performance em pista molhada ou com neve. Contudo, não deixa de ter a mesma performance em pistas secas, sendo também um ótimo pneu para carros esportivos.

Agora que você já sabe tudo sobre pneus, já pode conversar com a gente para adquirir o seu novo conjunto. É só entrar em contato

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