Carros Que Amamos #02 – Lamborghini Miura

Publicado em: jul 08 2015 por admin

“Só falta falar!” – Essa é a expressão que utilizamos para muitos carros que de tão espetaculares, parecem não ter defeito algum. Pois bem, o Lamborghini Miura era tão perfeito que até falava! A edição 1984 era conhecida como Miura Saga, e trazia um sintetizador de voz, com mensagens de aviso para os cintos de segurança, freio de estacionamento, travas das portas, ou falta e combustível. Tamanho requinte, nunca foi visto em um carro brasileiro, e até mesmo em importados de luxo, é um artigo muito raro. Por essa, e outras extravagancias luxuosas, escolhemos o Lamborghini Miura como segundo carro da série “Carros Que Amamos – Sigma Car”.

lamborghini-miura

Foto: Banco de Imagens

História

Em 1977, a italiana Lamborghini lançou um de seus mais raros sucessos, o Miura. Ao todo, foram menos de 800 unidades produzidas, por isso, ele é considerado um dos carros mais clássicos e marcantes de todos os tempos. O motor V-12, de algumas versões do carro, era considerado um dos mais potentes da época, entregava até 300 cavalos.

Os projetistas da Lamborghini buscaram inspirações em outro modelo da marca, o Urraco, com linhas mais retilíneas, que contrariavam o padrão da época, que buscava carros cada vez mais arredondados. O nome Miura também foi inspirado no Urraco, mais especificamente nas ferozes raças de touros de arena, Urraco e Miura.

Sempre muito luxuosa, a Lamborghini apostou suas fichas finais de requinte no lançamento do Miura Saga, em 1986, que se tornou uma referência tecnológica da época. As portas possuíam travas comandadas por controle remoto. No painel, um pequeno televisor, e, nos bancos de trás, um bar refrigerado trazia um conceito ainda mais refinado ao carro.

Curiosidade

Um dos mais famosos músicos de todos os tempos, Rod Stewart, é fã do carro. Tão fanático que possuía duas versões do modelo em sua garagem, mas em maio deste ano, colocou uma de suas jóias a venda por nada mais, nada menos, do que 5,8 milhões de reais.

rod-stewart-lamborghini-miura

Rod Stewart
Foto/ Reprodução/JRN

O Miura sempre foi um carro muito valorizado, com valores altíssimos, mas é claro que as cifras cobradas por Stewart não se devem apenas a raridade do veículo, mas também ao valor agregado ao carro, por ter pertencido por uma das maiores lendas da história da música: O próprio Rod Stewart!

Ficha Técnica

Os dados da Ficha Técnica são referentes ao modelo Saga, eles variam de acordo com a edição do carro.

Comprimento: 4,53m
Peso: 930kg
Aceleração: 0-100km/h: 13s
Velocidade Máxima: 175km/h

Carros históricos, como a Ferrari F40 e o Lamborghini Miura, sempre terão espaços garantidos em nossos corações e também aqui, na série “Carros Que Amamos”. Nas próximas semanas, contaremos a história de outro esportivo luxuoso que marcou época: O Dodge Viper!

Atenta a tudo o que acontece no mercado quatro rodas, e no mundo da velocidade, a Sigma Car busca as maiores novidades em peças e acessórios, e as disponibiliza para você, em nossa loja virtual. Acesse www.sigmacar.com.br, e adquira tudo o que há de mais moderno, para transformar seu carrão na máquina que sempre sonhou!

Fontes: Best Cars, Salão do Carro

 

Categoria: Curiosidades
Tags: , ,

Comentários