Carros que amamos #01 – Ferrari F40

Publicado em: jun 26 2015 por admin

Depois de iniciarmos a série sobre os maiores pilotos de todos os tempos, e outra, sobre os circuitos mais famosos e encantadores de todo o mundo, hoje começaremos mais uma série de matérias para os amantes do universo quatro rodas: Carros Que Amamos!

Para começar, vamos falar sobre um dos carros mais famosos e desejados de todos os tempos. Muitos brasileiros colecionaram suas miniaturas, e nutriram a esperança de um dia guiar essa máquina. Estamos falando da lenda Ferrari F40, um modelo comemorativo dos 40 anos da história da marca, e o último criado sob supervisão do Comendador Enzo Ferrari, fundador da marca (Ferrari faleceu após o lançamento do carro).

Ferrari-F40-V

Foto: Reprodução/Car Place

A Ferrari passou muitos anos criando carros de rua que se assemelhavam a carros de corrida. Sempre foram carros caros, mas não haviam excentricidades nas máquinas de Enzo Ferrari, eram carros luxuosos, porém, sem perder o jeitão de carros de corrida. Com o passar dos anos, a marca mudou seu foco, passando a construir modelos com novas características: Sem perder a potência, as Ferrari foram ganhando artigos de luxo e acabamentos com muitos detalhes, tudo para “mimar” a aristocracia da época. Talvez o grande ápice dessa fase mais excêntrica da Ferrari tenha sido em 1986, com o lançamento da bela, e extremamente luxuosa, Testarossa.

testarossa-ferrari-f40

Ferrari Testarossa
Foto: Reprodução/ Hiper Cars

Apesar de ganhar muito dinheiro com os modelos cada vez mais chiques, o Comendador era um homem das pistas, não gostava das excentricidades dos aristocratas. Por isso, para comemorar os 40 anos de sua marca, ele decidiu abrir a produção de um modelo que voltasse as origens da marca, um carro “simples”, porém não menos encantador.

comendador-enzo-ferrari-f40

Comendador Enzo Ferrari
Foto: Reprodução/ ND Online

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi ai que surgiu o carro que, provavelmente, seja o modelo que vem a mente da maioria dos fãs, quando o nome “Ferrari” é citado: o F40.

Apresentada oficialmente no Salão de Frankfurt (Alemanha), em 1987, a F40 seria vendida, inicialmente, para os clientes mais fiéis da marca, com uma produção limitada a 400 unidades, custando cerca de 370 mil dólares (na época). Porém, valeu-se a lei da oferta e procura, com um número exorbitante de pedidos, a Ferrari aumentou o número de veículos produzidos, porém, o preço também foi parar nas alturas. Os primeiros F40 eram vendidos a um milhão de dólares!

ferrari-f40

Foto: Reprodução/ Auto Blog

A F40 foi produzida até o fim de 1992, e foram vendidas mais de 1.100 unidades. Apenas uma delas está no Brasil, foi comprada pela Fiat para exposição no Salão do Automóvel de 1990, e desfilou guiada por Fernando Collor de Mello, pelas ruas de Brasília, quando ele era presidente do país. Hoje, a Ferrari F40 pertence a um colecionador.

Ficha Técnica

Comprimento: 4,43m
Peso: 1.100kg
Motor: V8 4 cilindros biturbo
Aceleração: 0-100 km/h – 3,8s
Velocidade Máxima: 324 km/h

Lendas como a Ferrari F40 terão espaço garantido em nossa série Carros Que Amamos, em breve, falaremos sobre outro clássico italiano, o Lamborghini Miura!

Atenta a tudo o que acontece no mercado de carros e no mundo da velocidade, a Sigma Car traz as maiores novidades para sua loja virtual, onde você encontra tudo o que precisa para transformar seu carrão na máquina que sempre sonhou! Acesse www.sigmacar.com.br e confira!

Fontes: Car Place, Auto Entusiastas, Flatout

Categoria: Curiosidades
Tags: , ,

Comentários