A temporada da Fórmula 1 está chegando ao fim, relembre os melhores momentos da temporada

Publicado em: nov 20 2015 por admin

No domingo, dia 29, encerra-se o campeonato mundial de Fórmula 1. O GP de Abu Dhabi, na pista de Yas Marina, será uma grande festa, que irá coroar o campeão Lewis Hamilton e a equipe Mercedes, com toda sua superioridade demonstrada nos dois últimos anos. Terminará com o sofrimento dos ex-campeões Alonso e Button, que tiveram seu desempenho prejudicado por uma McLaren muito aquém das expectativas. E encerrará o ano brilhante de dois jovens estreantes da categoria, que fizeram sucesso em 2015 e prometem ainda mais para 2016. Confira com a gente um resumo da temporada 2015 da Fórmula 1.

Três vezes Lewis Hamilton: o grande campeão

Foto: Reprodução / O Sul

Foto: Reprodução / O Sul

A temporada 2015 começou depois de um 2014 completamente dominado pela Mercedes. Hamilton e Rosberg disputaram com muito afinco o título, que acabou indo parar nas mãos do piloto inglês. Muito de dizia que Vettel, na Ferrari, teria condições de brigar em condições de igualdade com os pilotos da equipe alemã, e no início até que isso foi possível: nas três primeiras provas, foram duas vitórias de Hamilton e uma de Vettel, sempre com Nico Rosberg completando o pódio. A temporada era equilibrada e parecia que seria emocionante.

Nas provas seguintes, Rosberg colocou seu nome entre os líderes, vencendo dois GPS consecutivos (Espanha e Mônaco). Mas com vitórias no Canadá e na Inglaterra, Hamilton começou sua arrancada rumo ao tricampeonato.

 

Vettel até ameaçou, vencendo na Hungria, Cingapura e Japão, mas com vitórias na Bélgica, Itália, Rússia e Estados Unidos, Lewis Hamilton abriu uma grande diferença na tabela e tornou-se o campeão. De quebra, também subiu ao pódio no México e no Brasil, etapas vencidas por Rosberg, que garantiu o vice-campeonato.

 

Gratas surpresas: Felipe Nasr e Max Verstappen

 

Dois pilotos estrearam na categoria esse ano: o brasileiro Felipe Nasr era muito aguardado na F1, graças aos seus bons resultados em categorias inferiores. Já Max Verstappen foi a grande aposta da Toro Rosso (STR), e logo aos 17 anos, o filho do icônico Jos Verstappen garantiu um lugar na principal categoria do automobilismo. Na primeira corrida, na Austrália, Max Verstappen deu um show nos treinos livres e em boa parte da corrida, mas acabou com problemas e fora da prova. Mesmo assim, já se percebia que ali havia muito talento. Nasr, por sua vez, começou ainda melhor. Largou entre os 10 primeiros e terminou a prova em quinto. Foi um ótimo cartão de visitas na Fórmula 1.

Max e Jos Verstappen Foto: Reprodução / Autoweek

Max e Jos Verstappen Foto: Reprodução / Autoweek

Depois de muita desconfiança por conta de sua pouca idade, Verstappen se firmou e mostrou muita evolução. Faltando uma corrida, o garoto é o décimo primeiro na classificação geral, com 49 pontos, bem a frente de Carlos Sainz Jr., seu companheiro de equipe. Já Nasr, mesmo com um carro menos competitivo, mostrou-se um piloto seguro, e está em décimo terceiro, com 27 pontos. O triplo da pontuação de seu companheiro, Marcus Ericksson.

Foto: Reprodução / Globoesporte

Felipe Nasr – Foto: Reprodução / Globoesporte

 

“Parece um carro de GP2!”: o triste ano de Fernando Alonso e Jenson Button

 

Desde o início da temporada, o carro da McLaren e seu motor Honda não conseguiam entregar um bom desempenho ao seu time estrelado, os ex-campeões Jenson Button e Fernando Alonso sofreram com péssimos resultados, tanto em treinos quanto nas corridas. No fim da temporada, somados, eles conquistaram apenas 27 pontos, a equipe está na frente apenas da pequena Manor. O ápice do fracasso da McLaren aconteceu no GP do Japão, quando, extremamente irritado com o fraco desempenho do carro, Alonso gritou no rádio: “Parece um carro de GP2!”. A declaração colocou em cheque a longa relação McLaren e Honda, e o futuro ainda é incerto.

 

McLaren's Fernando Alonso during pre-season testing at the Circuito de Velocidad in Jerez, Spain.

Foto: Reprodução / Static Uk

“Como será o amanhã? Responda-me quem puder!”

 

Relembrando o samba da União da Ilha do Governador, não sabemos como será a próxima temporada da Fórmula 1, mas é claro que podemos tentar prever algumas coisas: existe muita expectativa entorno da estréia da equipe Haas. Um time norte-americano, liderado por Gene Haas, que possui muita experiência na Nascar. Roman Grosjean, atualmente na Lotus, já foi confirmado como o primeiro piloto da equipe, que esperava contar também com a veterana Danica Patrick, mas a americana recusou o desafio de guiar um Fórmula 1. Para o lugar dela, especula-se que o garoto americano Alexander Rossi, da Manor, complete o time ao lado de Grosjean, mas ainda não existe nada confirmado.

 

Vettel e a Ferrari esperam ter um desempenho melhor, assim como a RBR, de Kvyat e Ricciardo. Mas a grande favorita continua sendo a Mercedes, que manterá sua dupla de talentosos e encrenqueiros pilotos, Hamilton e Rosberg, e tentará o terceiro título mundial em sequência.

 

De olho no mundo da velocidade, a Sigma Car está de olho também na Fórmula 1. É na principal categoria do automobilismo mundial que se desenvolvem as técnicas e acessórios que, no futuro, poderão estar aí, no seu carrão. Venha acelerar com a gente no ano que vem, ao longo da temporada 2016.

 

Fontes: Grande Prêmio UOL, Globo Esporte, Globo Esporte

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , , , , ,

Comentários