Versões “brasileiradas” de importados famosos

Publicado em: fev 16 2017 por admin

Em 1990 o Brasil liberava a entrada de carros importados. Antes disso, apenas modelos nacionais circulavam por aqui, o que tornava difícil ver carros únicos ou de um padrão muito alto circulando pelas ruas. Geralmente, quando falava-se de algo luxuoso sob rodas, pensava-se em um Opala Diplomata, um Monza ou algo semelhante.

Para quem queria algo exclusivo, a solução era recorrer à alguma modificação. Na época já existiam algumas empresas especializadas em transformar veículos. Muitas vezes, essas modificações significavam deixar o carro bem parecida com algum modelo bacanão de fora, como um Porsche ou um Mercedes.

Você faria o mesmo na época? A revista Quatro Rodas fez uma matéria lembrando de algumas dessas “imitações” que passaram pelo Brasil. Conheça alguns desses modelos.

 

Resultado de imagem para aurora 122c

 

Esse acima é o Aurora 122C, esportivo brasileiro fabricado pela empresa brasileira Aurora Projetos Automobilísticos. A semelhança com a Ferrari F40 não é mera coincidência, já que ele se inspirava no modelo. Produzido em 1992, tinha carroceria e motor 2.2 da GM, gerando 214 cavalos. Parou de ser produzido ainda naquele ano, porque já em 1993 a Aurora fechava as suas portas em razão da abertura das importações de veículos estrangeiros.

 

FNM ONÇA

 

Se inspirando no Ford Mustang, Rino Malzoni usou a estrutura do JK 2000 para idealizar o Onça, fabricado pela FNM – marca brasileira que fazia motores para aeronáutica, além de caminhões e outros automóveis. A fábrica estatal durou mais de 40 anos, encerrando as operações em 1985. O Onça fez grande sucesso no Salão dos Automóveis de 1966, mas só teve  cinco modelos montados.

 

Monza 190 E

 

Um Mercedes-Benz 190 E? Parece, mas não é. Na verdade, essa era a transformação que a empresa paulista Agromotor oferecia para os clientes que queriam deixar seu Monza com uma cara um pouco mais alemã. Grade, faróis, para-lamas e colunas eram alteradas para fazer o Chevrolet se “mascarar”.

 

Hofstetter

 

 

Com esse design futurista inspirado no Lamborghini Countach, o carro idealizado por Mário Hofstetter tinha até portas que abriam para cima. Lançando em 1984, apenas 18 foram produzidos por aqui.

Sempre interessante saber do nosso passado em relação aos automóveis, não é? No blog da Sigma você encontra várias histórias interessantes. Nos acompanhe!

 

Categoria: Curiosidades

Comentários