Sabe quando alguém tem a boa vontade de inventar algo que possa facilitar a vida de todo mundo, mas aí o tiro sai pela culatra e a novidade acaba dificultando aquilo que antes era tão simples? Pois é, com os carros não é diferente! Alguns projetistas tentam modernizar comandos simples, quase como reinventar a roda, e acabam fazendo algumas coisas completamente absurdas!
Conheça 05 casos em que novidades de carros geraram confusões desnecessárias:
1 – “Girando, girando, girando, prum lado. Girando, girando, girando pro outro… no passinho do volante, quero ver o baile todo!”.
Com certeza, os projetistas da linha Citroen C4 devem gostar muito dessa música, pois em 2006, eles lançaram um volante que causou muita confusão. O aro do volante girava entorno de uma estrutura imóvel, que concentrava os comandos de controle do carro. Esse modelo causou muita reclamação entre os donos do carro, e deixou de ser adotado nos mais recentes lançamentos da montadora.
2 – Da série: pra quê tudo isso?
Quando o Ford Focus chegou ao Brasil, trouxe com ele uma inovação bastante curiosa, que, por sorte, não pegou: para abrir o capô, era preciso desligar o carro, tirar a chave do contato, levantar o emblema da Ford, na parte da frente do veículo, e aí sim utilizar a chave para abrir o compartimento. Nossa pergunta é: como você se sentiria fazendo tudo isso no escuro, na chuva?
3 – É só girar a chave e…
Dar a partida em um carro, geralmente, é algo simples. Mas não para o KTM X-Bow. Sem ler o manual, é simplesmente impossível ligar o carrão: primeiro você coloca a chave no contato; depois, aperta o botão “Start”; em seguida, lê a mensagem “Você está pronto para correr?”; aí, confirma a ação no volante; e por último, aperta o start novamente. Olha, é bem mais fácil ir andando, não acham?
4 – Até tu, Ônix?
O Ônix é o carro mais vendido no Brasil atualmente, mas ele também tem sua curiosidade: a primeira tentativa de fechar sua porta por dentro é sempre falha. A alça puxadora fica bastante longe da maçaneta, bem abaixo de onde as mãos procuram, em geral. Até o motorista se acostumar, leva um bom tempo.
5 – Tem que ter habilidade!
Ajustar os espelhos elétricos é uma tarefa moleza, não é mesmo? Não para os motoristas do Sandero, Duster e Logan. A Renault inventou de colocar o botão de ajuste embaixo do freio de mão. Imagina a confusão!
Aqui na Sigma, não tem complicação! Nosso serviço é sempre caprichado e bem pensado, visando total conforto e satisfação para você, nosso cliente. Acesse nossa loja virtual e confira! www.sigmacar.com.br
Fonte: Revista Quatro Rodas