Site americano elege os automóveis brasileiros clássicos mais bonitos

Publicado em: abr 06 2016 por admin

Apesar de ser um tanto novo no que se refere ao desenvolvimento de carros, nosso país tem uma história interessante nesse sentido. Foi considerando isso que o site americano Classic Driver fez um apanhado no mercado de carros clássicos à procura dos modelos mais atraentes produzidos no Brasil, ou que tivessem alguma forte relação com o país.

 

Bianco S, de 1979

O Bianco S foi produzido por uma marca que durou apenas 3 anos, criada pelo designer de carros de corrida Toni Bianco. O modelo, que foi o carro-chefe da marca, estreou no Salão de São Paulo de 1976, e no Salão de Nova Iorque, no mesmo ano, vendeu mais de 180 unidades. Durante sua produção, foram fabricados, mais ou menos, 20 unidades por mês. O seu design europeu, com largas curvas aerodinâmicas e baixa altura, atraiu muito o mercado internacional. O modelo de 1979, representado abaixo, é estimado entre dez e vinte mil dólares.

 

Bianco S

Foto: reprodução / ClassicDriver

 

 

Kombi Last Edition, de 2013

No ano em que completou 56 anos – que também foi o ano em que parou de ser produzida –, a Kombi ganhou uma versão especial. O modelo 600 T2s (foto abaixo) ganhou uma versão especial, com uma pintura retrô em cores azul-claro e branco, placas numeradas e cortinas especiais. O painel, porém, continuou moderno. Ao fim de sua produção, a Kombi se mostrou como o modelo de maior sucesso da Volkswagen no Brasil.

Kombi Last Edition

       Foto: reprodução / ClassicDriver

 

 

Puma GT, 1972

O Puma GT, que começou a ser produzido em 1968, acumulou suspiros de vários brasileiros. A marca, que produziu em grande escala, baseou o design de seus carros esportivos nos modelos do Lotus Europa e do Datsun 240Z. A tração e o motor, ambos concentrados na traseira, trouxe ao país um design inovador, mesmo que utilizando os fundamentos da Volkswagen, marca que era vinculada à Puma. O modelo abaixo é um GT de 1972, estimado hoje entre dez e quinze mil dólares.

puma

   Foto: reprodução / ClassicDriver

 

 

Maserati 200Si, de 1956

Esse carro foi produzido a milhares de quilômetros do nosso país, porém, sua relação com o Brasil é forte. O piloto amador brasileiro Severino Gomez Silva, que queria correr os 1000kms de Buenos Aires, precisava de um carro que se adequasse às novas regras internacionais.

Com a ajuda do empresário do piloto Juan-Manuel Fangio, o brasileiro fez seu pedido junto à fábrica da Maserati, que adaptou os chassis de outro modelo, o 150s, para que coubesse às especificações e ao prazo do pedido.

O carro ficou pronto pouco tempo depois do pedido de Silva, e foi entregue com uma linda pintura representando a nacionalidade do piloto.

 

maserati

Foto: reprodução / ClassicDriver

 

Fonte: Exame, ClassicDriver

 

Categoria: Curiosidades, Sigma

Comentários