Apesar de ser um tanto novo no que se refere ao desenvolvimento de carros, nosso país tem uma história interessante nesse sentido. Foi considerando isso que o site americano Classic Driver fez um apanhado no mercado de carros clássicos à procura dos modelos mais atraentes produzidos no Brasil, ou que tivessem alguma forte relação com o país.
Bianco S, de 1979
O Bianco S foi produzido por uma marca que durou apenas 3 anos, criada pelo designer de carros de corrida Toni Bianco. O modelo, que foi o carro-chefe da marca, estreou no Salão de São Paulo de 1976, e no Salão de Nova Iorque, no mesmo ano, vendeu mais de 180 unidades. Durante sua produção, foram fabricados, mais ou menos, 20 unidades por mês. O seu design europeu, com largas curvas aerodinâmicas e baixa altura, atraiu muito o mercado internacional. O modelo de 1979, representado abaixo, é estimado entre dez e vinte mil dólares.
Foto: reprodução / ClassicDriver
Kombi Last Edition, de 2013
No ano em que completou 56 anos – que também foi o ano em que parou de ser produzida –, a Kombi ganhou uma versão especial. O modelo 600 T2s (foto abaixo) ganhou uma versão especial, com uma pintura retrô em cores azul-claro e branco, placas numeradas e cortinas especiais. O painel, porém, continuou moderno. Ao fim de sua produção, a Kombi se mostrou como o modelo de maior sucesso da Volkswagen no Brasil.
Foto: reprodução / ClassicDriver
Puma GT, 1972
O Puma GT, que começou a ser produzido em 1968, acumulou suspiros de vários brasileiros. A marca, que produziu em grande escala, baseou o design de seus carros esportivos nos modelos do Lotus Europa e do Datsun 240Z. A tração e o motor, ambos concentrados na traseira, trouxe ao país um design inovador, mesmo que utilizando os fundamentos da Volkswagen, marca que era vinculada à Puma. O modelo abaixo é um GT de 1972, estimado hoje entre dez e quinze mil dólares.
Foto: reprodução / ClassicDriver
Maserati 200Si, de 1956
Esse carro foi produzido a milhares de quilômetros do nosso país, porém, sua relação com o Brasil é forte. O piloto amador brasileiro Severino Gomez Silva, que queria correr os 1000kms de Buenos Aires, precisava de um carro que se adequasse às novas regras internacionais.
Com a ajuda do empresário do piloto Juan-Manuel Fangio, o brasileiro fez seu pedido junto à fábrica da Maserati, que adaptou os chassis de outro modelo, o 150s, para que coubesse às especificações e ao prazo do pedido.
O carro ficou pronto pouco tempo depois do pedido de Silva, e foi entregue com uma linda pintura representando a nacionalidade do piloto.
Foto: reprodução / ClassicDriver
Fonte: Exame, ClassicDriver