Simplicidade, charme e tradição: A Lotus Elise completa 20 anos de sucesso

Publicado em: mai 15 2015 por admin

Apresentada no salão de Frankfurt, em 1995, a Lotus Elise é um dos carros mais conhecidos no mundo. São muitas curiosidades que permeiam a história desse carro, considerado a salvação da Lotus.

lotus-elise

Foto: Reprodução/Caran Driver

A Lotus Elise foi lançada para resgatar o espírito de leveza e fácil direção da montadora inglesa, que tinha, na época, o Lotus Espirit, que durante seus 28 anos de fabricação, acabou perdendo a característica e os valores da Lotus. No fim, o Espirit já era um V8 de 3,5 litros turbo. Não era um carro ruim, muito pelo contrário, era uma máquina extremamente potente, entretanto, precisava de um excelente piloto para mostrar tudo o que podia.

Para recuperar o espírito de raiz da Lotus, a montadora apostou no pequeno e elegante Elise, que tem o nome em homenagem a netinha do chefe da equipe Lotus da época, Romano Artioli. Elise chegou a posar nas fotos de lançamento do carro.

Originalmente, o Elise utilizava um motor 1.8 da Rover, de apenas 120 cv, mas durante os anos 2000, o carro passou a ser fabricado com um motor Toyota 1.8, muito mais forte. O câmbio manual de 5 marchas e o teto de lona removível, dão o ar esportivo ao Roadster, que era menos potente que seus concorrentes da época do lançamento, o MG-F e o Mazda MX-5, mas ainda assim o carro respondia bem quando exigido. O Elise chega aos 100km/h em 5,9 segundos e atinge os 200km/h de velocidade máxima.

Atualmente, o Elise está disponível em várias versões, a mais básica custa o equivalente a R$ 122 mil. Parece muito para um carro com motor 1.6 de 136cv, mas vale lembrar que o peso do carro é baixo, e a lenda Elise é maior do que seu preço. No Brasil, o preço de importação dele é muito alto, chegando a custar duzentos mil reais, o que lhe aproxima de outros super esportivos muito mais potentes.

Já o modelo mais potente do Elise, hoje, é o 220 Cup, versão de competições, com motor 1.8, com compressor, que chega aos 220cv. De 0-100km/h, o Elise 220 Cuo faz em 4.6s, e atinge até 225 km/h.

Buscando ainda mais potência, em 2000, a Lotus lançou a Lotus Exige, um Elise turbinado, que possuí um motor V6 3.5, com compressor. Os 350 cv fazem o carro chegar de 0-100km/h em 4 segundos e atingir 274 km/h.

lotus-exige-lotus-elise

Foto: Banco de Imagens

O Exige te fez lembrar de algum outro carro? Pois é, se você pensou no monstruoso Hennessey Venom GT, recordista mundial de velocidade, acertou! O Lotus Exige foi a inspiração dessa super máquina. Ele teve sua estrutura um pouco alterada para receber o enorme motor V8 7.0 comprimido, 1261 cv, capaz de cravar 434 km/h.

venom-gt-lotus-elise

Carro ou Submarino

Em 2009, uma parceria entre a Lotus e a suíça Rinspeed, lançou o Squba, um carro conceitual submergível com base no Elise. O mais legal do Squba é que apesar de conceitual, a ideia funcionou! A ideia é semelhante ao Lotus Espirit de 007, O Espião que Amava Demais, de 1977. Três motores elétricos, dois deles apenas para navegação, que trabalham juntos com dois propulsores (iguais aos dos jet-skis).

squba-lotus-elise

O Squba não é muito rápido, ele atinge 6km/h sobre a água, 3km/h submerso e 120km/h na estrada, porém, isso não importa! O que vale nesse carro é a possibilidade de se sentir como James Bond, e rodar embaixo d’água.

Amantes de carros e também de 007, a Sigma Car traz para você todas as novidades do mundo quatro rodas, e também as histórias por trás das grandes lendas do automobilismo, lendas como a Lotus Elise. Além disso, aqui você encontra tudo o que precisa para turbinar seu carrão e transformá-lo na máquina que sempre sonhou. Ok, ainda não temos como transformá-lo no Squba, mas quem sabe um dia? www.sigmacar.com.br

Fontes: Flatout, Auto Esporte

Categoria: Curiosidades

Comentários