Saiba como fazer a manutenção ideal nos pneus

Publicado em: dez 16 2015 por admin

Os pneus são incontestavelmente peças de extrema importância para um bom funcionamento do carro, pois além de serem as únicas partes do veículo que tocam o solo, também têm grande influência no funcionamento de demais comandos como a aceleração, freio e direcionamento de curvas. Para que tudo ocorra de modo adequado, é essencial que o jogo de pneus esteja em um bom estado e com uma boa calibração, entenda um pouco mais sobre como funciona a manutenção dessas peças e qual a maneira ideal de efetuá-la.

manutencao-pneu

Calibragem

Um fato que ainda pode surpreender a muitos é que a recomendação ideal indica que a calibragem dos pneus seja realizada semanalmente. É verdade que a maioria de nós acaba não se atentando tanto a esse cuidado, mas vale lembrar que é importante que a calibragem seja realizada com pelo menos um curto intervalo de tempo. Nessa hora o ideal é seguir a recomendação e especificações do fabricante, diferentes pneus podem ter diferentes particularidades, por isso não siga um padrão geral.

 

Rodízio

É importante saber que independente do veículo em questão, o desgaste dos pneus vai ser sempre irregular, e por isso o rodízio das peças é tão importante, porque com o passar do tempo é normal que uma ou outra peça acabe se desgastando um pouco mais. Também é legal ficar de olho na indicação do fabricante, a recomendação pode ser de que o rodizio seja feito de forma diagonal ou paralela, entre os eixos ou incluindo o estepe, na dúvida não arrisque.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Troca

O desgaste do pneu deve ser de no máximo 1.6 mm, e esse não apenas um número qualquer, é além de um limite de segurança, uma norma estabelecida por lei. Andar com os pneus desgastados, ou “carecas”, pode botar não só o funcionamento do seu veículo em risco como também leva ao apreendimento do mesmo. As próprias peças já costumam vir com ressaltos que servem como uma espécie de indicadores para que motorista possa manter um controle sem a necessidade de uma supervisão profissional, então fique de olho no seu pneu e evite maiores preocupações.

 

Um bom jogo de pneus mantém além de um bom funcionamento do automóvel, um limite de segurança maior para seus passageiros, garantindo um freio com a aderência adequada em pistas secas ou molhada. Mantenha a manutenção do seu veículo sempre em dia.

Categoria: Cuidados com o seu carro, Rodas e Pneus
Tags: , , ,

Comentários