Rodízio de pneus: para o que servem e como fazer

Publicado em: mar 15 2016 por admin

Pneus

 

Em termos gerais, quando pensamos na manutenção de nosso carro, é sempre importante lembrar de três itens: durabilidade, prevenção e economia. Uma prática simples e muito indicada que passa por esses critérios é o rodízio de pneus.

Antes de mais nada, é bom desmentir algo que, talvez, muitos pensem: o rodízio de pneus não visa apenas a economia, mas o equilíbrio entre o desgaste das estruturas que mantém o seu carro rodando. Na verdade, é uma prática indicada por boa pare dos fabricantes, justamente por ter esse propósito.

Para o que serve

Os pneus dos eixos de tração do nosso veículo se desgastam mais rápido. Em cada arrancada eles são muito mais exigidos do que os pneus do outro eixo, que só acompanham o ritmo do carro. O que talvez passa despercebido é o fato de que os pneus que trabalham menos (que não fazem parte do eixo de tração) podem substituir aqueles mais gastos através de um rodízio, desde que sejam do mesmo tamanho.

Visando equalização entre os pneus e uma unidade entre os desgastes, o rodízio contribui para maior durabilidade dos pneus, além de ser uma solução mais econômica do que simplesmente comprar pneus novos.

Como e quando fazer

A prática é indicada para, no máximo, cada dez mil quilômetros, dependendo do fabricante dos pneus. Ao se aproximar de tamanha quilometragem rodada, é indicado verificar o desgaste das borrachas e realizar o rodízio. Assim, os dois pneus com maior desgaste passam para o eixo menos exigido, deixando o trabalho mais pesado para aqueles em melhores condições.

Em carros de tração dianteira, por exemplo, os pneus frontais são aqueles que se desgastam mais rapidamente. Se o seu automóvel for um desses, então, quando você realizar o rodízio, deverá trocar os pneus dianteiros pelos traseiros, que estarão em condições melhores.

Esquema de rodízios de pneus

Foto: reprodução / Autossegredos

 

Algumas ressalvas

Apesar de tantas opiniões favoráveis ao rodízio, não são todas as montadoras que o recomendam. Dependendo da especificidade dos pneus e tração de fábrica, pode não haver solução alguma para o problema do desgaste. Sendo assim, o mais indicado é dar uma boa olhada no manual do veículo e procurar alguma informação. Caso você não encontre algo que proíba a prática, pode realizá-la, desde que observe algumas coisas primeiro:

-       Observe a profundidade dos sulcos de desgaste do pneu: caso esteja inferior a 1,6mm (o limite), pneus novos trazem melhores soluções;

-       A calibragem realizada deve ter sido sempre a mesma, mantendo equilibrada a pressão sob os eixos. Calibragens díspares causam desgastes diferentes em cada pneu;

-       Todos os pneus devem estar dentro de sua vida útil;

      A direção do carro deve estar alinhada;

-       O prazo de realização do rodízio deve ser respeitado de acordo com as recomendações do fabricante.

 

Para ter voltas tranquilas, procure sempre respeitar os limites e especificidades do seu veículo. Quando se trata do nosso carro, nossa segurança também está em jogo. Por isso, não há espaço para negligência. Ah! E qualquer peça nova que você precise, pode visitar a Sigma. Estaremos prontos para te ajudar.

 

 

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