Residências sustentáveis são tendência

Publicado em: abr 08 2016 por admin

As mudanças climáticas dos últimos anos têm estimulado fortemente as soluções ecológicas. Observando as consequências que ações humanas irresponsáveis tiveram nas últimas décadas, a utilização de recursos e soluções menos nocivos para o planeta vêm se tornando, cada vez mais, uma bandeira tanto de pessoas quanto de empresas.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), Afonso Celso Bueno Monteiro, alega que, no plano residencial, o crescente investimento em sustentabilidade se justifica no caso de cada vez mais pessoas estarem conscientes dos problemas ambientais e quererem fazer sua parte.

Casa sustentável

Foto: reprodução / Bihai

 

Possíveis atitudes

As soluções sustentáveis podem ir desde atitudes simples até aquelas que interferem em toda a arquitetura da casa. Para uma casa plenamente sustentável, é indicado um número grande janelas distribuídos pelos cômodos, fazendo com que a luz natural possa estar mais presente, diminuindo gastos de energia, por exemplo. Outras soluções são adotar materiais ecológicos na construção, utilizar captadores de água da chuva, instalar painéis solares, etc.

Mas, caso seja possível contribuir apenas em menores atitudes, a diferença ainda pode ser considerável. Existem soluções fáceis para contribuir com a sustentabilidade:

 

-       Utilizar lâmpadas fluorescentes ou de LED, para menor consumo de energia elétrica;

-       Implementar torneiras com aerador (“chuveirinho”), que garante melhor utilização da água;

-       Na compra de aparelhos eletrônicos (que, inclusive, é indicada apenas quando necessário), optar por produtos com certificação A no selo Procel, para maior eficiência energética;

-       Desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados, para evitar que a luz de stand by fique acesa;

-       Utilizar as máquinas de lavar apenas quando elas estiverem cheias;

-       Fazer a separação do lixo, enviando para reciclagem a maior quantidade possível de resíduos;

-       Comprar produtos com embalagens feitas a partir de materiais reciclados, além de evitar a compra de materiais especificamente descartáveis, como pratos, talheres e copos;

-       Atentar ao desperdício de água ao lavar a louça, tomar banho, limpar os ambientes da casa, lavar as mãos, etc.

 

O papel da automação residencial

 

Com papel não menos importante nas investidas sustentáveis, associando economia e otimização de recursos, está a automação residencial. A tecnologia a serviço da utilidade doméstica cria soluções que evitam gastos desnecessários. Um exemplo disso é a utilização de um sistema de iluminação que se adapta à luz ambiente e pode ter o desligamento programado, evitando o gasto desnecessário de energia elétrica.

Captura de tela 2016-04-08 às 09.41.58

Foto: reprodução / Zenega

 

As residências sustentáveis são uma realidade cada vez mais presente e bem vinda no nosso dia a dia. Soluções inteligentes como as propostas pela Sigma podem ajudar você a deixar suas atividades domésticas mais eficientes e econômicas, ajudando o meio ambiente.

 

 

Fonte: CicloVivo, OrganizeSuaVida, EcologiaUrbana

Categoria: Sigma Home

Comentários