Receiver: o aparelho que faz a mágica acontecer na sua sala

Publicado em: jun 03 2017 por admin

Imagine você vendo um filme de ação emocionante em sua sala super equipada com todos os aparelhos para reproduzir aúdio e vídeo em qualidade impecável.

Na tela você vê um helicóptero voando, explosões acontecendo, pessoas gritando, etc. Cada som que você houve parece estar vindo de vários lugares diferentes, como se você estivesse vivendo na cena. Como isso acontece?

Imagem relacionada

Conjunto de home-theater com receiver – Foto: Wiknix

O responsável por isso é o receiver, aparelho que faz parte dos home-theaters e é a “inteligência” desse aparelho de som. Seu nome significa “receptor” em inglês, o que por si só explica sua função: ele recebe os sinais diversos responsáveis pelos vários tipos de sons e compõe o resultado que ouvimos quando vemos um filme, com tudo bem nítido, diferenciado, e na intensidade certa.

Podemos dizer, de forma resumida, que é o receiver o intermediário entre a origem dos efeitos sonoros, e o som que de fato ouvimos; responsável por conectar a imagem a um resultado sonoro que faça sentido.

Ah, e tem um detalhe: o receiver não faz necessariamente parte de um home-theater. Por ser um aparelho que equaliza os sons, ele só precisa ter uma fonte – uma televisão, um vídeo-game, um smartphone -, e caixas de sons conectadas para reproduzir o som.

Na verdade, os home-theaters geralmente possuem receivers por serem destinados a facilitar o trabalho de criar uma boa experiência sonora, já vindo com tudo o que é necessário, sem que seu dono precise comprar caixas de sons separadamente, arrumar sozinho as configurações, etc.

Em muitos aparelhos também é possível configurar o som de acordo com sua preferência para cada aparelho. Por exemplo, caso você prefira sons mais agudos para reproduzir os sons de seu videogame e mais graves quando estiver ouvindo música: seu receiver pode memorizar essas funções, basta configurar. Dessa maneira você pode ter os efeitos desejados para funções diferentes, de acordo com seu gosto.

Resultado de imagem para receiver

Parte de trás de um receiver – Foto: TechTudo.

Quando o receiver é um aparelho só, no caso, quando não faz parte de um home-theater, geralmente é possível ligar uma série de caixas de som diferentes no aparelho. Quem entende um pouco, pode montar seu próprio sistema de reprodução, pensando em caixas específicas para a finalidade desejada. Incrível, não é?

Se você ficou interessado em ter uma experiência sonora de primeira, venha até a Sigma Home e dê uma olhada em nossos receivers. Nossos especialistas vão poder te ajudar a fazer a escolha ideal para a sua sala. Nos faça uma visita!

 

Com informações de TechTudo.

 

Categoria: Sigma Home

Comentários