As pastilhas de freio são responsáveis por parar o carro quando necessário, sendo acionadas no momento exato em que o pedal de freio é pressionado. Quando o(a) motorista freia, elas comprimem o disco de freio ligado à roda, fazendo que ela pare gradativamente ou trave, dependendo da velocidade. Sendo assim, é um componente que vai se desgastando pouco a pouco, de acordo com sua utilização.
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Componentes essenciais quando tratamos da segurança do veículo, felizmente é fácil perceber quanto estão desgastadas. Em suma, existem dois truques principais:
Percepção
É a forma mais utilizada, pode-se dizer. As pastilhas de freio possuem indicadores internos de desgaste que geram um barulho metálico ao entrar em contato com o disco de freio. Atento a esse barulho, o(a) motorista pode ficar sabendo quando precisa trocar as pastilhas. Também é possível saber de uma forma mais sutil: prestando atenção se o carro está demorando muito tempo para frear e/ou se o pedal de freio está ficando mais frouxo que o normal.
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Contagem da quilometragem
Como dito, o desgaste das pastilhas dependem do quanto são utilizadas. Para quem costuma dirigir principalmente em estradas, não freando muito, as pastilhas demorarão mais tempo para desgastar se comparadas às do carro de quem costuma dirigir nas cidades, onde os freios são utilizados com mais frequência.
Portanto, para quem é acostumado a utilizar o carro em ambientes urbanos, o indicado é checar as pastilhas a cada 5.000km. Já para quem utiliza mais as estradas, o indicado é exceder um pouco mais, porém, não deixar para verificar depois dos 10.000km rodados.
Nunca deixe de ficar atento ao desgaste dos componentes essenciais de segurança do seu carro. A Sigma deseja ver você rodando tranquilamente por aí, sem problema algum. Fique de olho!
Fonte: Carrodegaragem, Economia.terra