Qual o melhor tipo de óleo para meu carro?

Publicado em: jan 15 2016 por admin

Muitos motoristas passam por certos problemas na hora de trocar o óleo do carro, principalmente pelo costume de consultar os amigos ao invés de buscar uma resposta profissional ou dar uma simples conferida no que recomenda o fabricante. Normalmente nos manuais estão descritos o tipo do óleo correto para seu carro e tudo o que você precisa saber.

óleo carro

Recomendações do fabricante

As especificações fornecidas pelo fabricante são sempre um padrão e o uso do óleo de acordo com tais informações é fundamental para a saúde, eficiência e vida do seu motor, que irá responder a qualquer alteração. Os lubrificantes que atualmente estão no mercado possuem categorias como mineral, semi-sintética, sintética, hidrocraqueada entre outras como SF, SL, SM e SJ. Outra informação refere-se a viscosidade, indicada por número como 5w40, 10w40, 15w40 e 20w50.

É aconselhável conversar com seu mecânico para conferir se ele realmente está a par do que o seu carro precisa, comparando os requisitos: Api, viscosidade e tecnologia. Caso haja dúvidas, não deixe de consultar o manual do seu carro.

 

Outros cuidados

Um ponto positivo para o uso do lubrificante correto é a economia no consumo de combustível, sendo que um óleo mais viscoso ou acima do nível pode provocar um consumo maior. Mas todo cuidado é pouco, o uso do lubrificante errado pode causar danos sérios, a queima do mineral pode ser realizada de maneira rápida a ponto de prejudicar o seu motor.

Não se esqueça do período de troca do óleo, o prazo de validade do fabricante é de 1 ano, mas evite deixar esse prazo vencer, e quando efetuar a troca busque também estar trocando o filtro, assim mantendo a qualidade e funcionamento de todo o equipamento.

Verifique o nível do seu lubrificante pelo menos a cada 30 dias, mas se o seu veículo for mais antigo, não deixe essa conferência passar de 15 dias. Recomenda-se que o motor esteja quente na troca do óleo, assim ele fica mais maleável e escorre melhor.

Por fim, cuide para quando completar o nível de óleo, não deixa-lo abaixo do traço nível, assim evita a falta de lubrificação, e também não deixe-o acima do traço, pois pode ocorrer o aumento da pressão no cárter.

 

Agora que você já conhece algumas considerações importantes quanto ao lubrificante certo para seu veículo, pode escolher o seu lubrificante sem medo, mas sempre respeitando as especificações do fabricante.

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações
Tags: , , , , ,

Comentários