Quais são os aparelhos domésticos que mais consomem energia?

Publicado em: fev 10 2017 por admin

O gasto de energia é uma das principais preocupações dos donos e donas de casa, principalmente nos últimos anos, com os aumentos na tarifa. Você já se perguntou quanto os principais aparelhos domésticos gastam de energia?

Foto: reprodução / DicasdeDecoracao

Os maiores inimigos são aqueles aparelhos utilizados por pouco tempo, para pequenas atividades. O chuveiro elétrico é o maior gastador, tendo um gasto de 5.000W a 10.000W por hora (Wh), dependendo da temperatura da água (quanto mais quente, maior o gasto de energia). Para se ter uma ideia, esse valor pode chegar ao equivalente a 145 lâmpadas de 60W.

Um outro grande consumidor é o secador de cabelo. Quando usado todos os dias, mais de uma vez, pode gerar alguns reais à mais na conta de luz. Seu gasto é de 1.000Wh, o equivalente a 16 lâmpadas.

Na cozinha, uma série desses itens de uso rápido e grandes gastos está presente. A torradeira, amiga do café da manhã de muitos, também tem um gasto considerável, indo de 800Wh a 1.500Wh, chegando ao equivalente de 19 lâmpadas acesas. O micro-ondas, utilizado todos os dias em muitas residências, consome uma média de 1.300Wh. O forno elétrico, não tão utilizado, é um grande gastador: 5.000Wh em média.

O refrigerador, de uso constante e tão essencial, felizmente não é um grande consumidor: os mais atuais tem uma média de consumo de 200Wh.

Outros aparelhos típicos do dia a dia, por mais que muito usados, não costumam consumir tanto. Uma televisão de LCD de tamanho médio, por exemplo, consome entre 125Wh e 200Wh. O notebook, ao ficar ligado na tomada, consome entre 20 e 50 watts-hora, um valor bem pequeno. O carregador de smartphone é quase imperceptível: de 2,5Wh a 5Wh.

Foto: reprodução / Foneplan

Dicas para reduzir o consumo

A tendência é que quanto mais novos os aparelhos, menos eles consomem. Então, uma boa ideia para reduzir o consumo de energia em casa é evitar acumular aparelhos antigos.

Da mesma maneira, claro, é sempre bom lembrar: se não for usar, procure não deixar ligado. Isso vale tanto para evitar manter a televisão ligada “com as paredes”, até para evitar deixar o computador ligado sem usá-lo. As luzes de standby, disponíveis em TVs, videogames, home theaters, DVDs e outros, também consomem energia, portanto procure sempre desliga-las.

O papel da automação residencial

Sistemas eletrônicos inteligentes hoje procuram focar em economia de energia. Iluminação eficiente, dispositivos conectados e programações que procuram utilizar a quantidade de energia necessária para as atividades fazem a diferença quando o assunto é economia. Com certeza, no desenvolvimento de tecnologias de automação residencial, a economia de energia é um grande fator pensado pelas empresas.

Quer preparar sua casa com dispositivos inteligentes? Conheça nossos projetos!

 

 

 

 

Categoria: Dicas e Informações, Sigma Home

Comentários