O que acontece quando um Porsche Turbo enfrenta um jatinho?

Publicado em: mai 04 2018 por admin

Sim, é estranho, mas aconteceu. Há algum tempo, o pessoal da revista Quatro Rodas  fez com que um Porsche Turbo Panamera enfrentasse um jato Embraer Phenom 100. A briga foi nas pistas, claro. Tudo bem que o Porsche voa baixo, mas comparar com um jatinho é maldade.

Por mais que os dois sejam naves, direcionadas para pessoas que queiram luxo e rapidez, eles são diferentes em vários aspectos. A começar pelo preço, claro: enquanto um Panamera faz com que o proprietário desembolse cerca de 1 milhão e 200 mil reais para obter a versão mais luxuosa, o dono do jatinho Phenom pode comprá-lo a partir de 11 milhões de reais.

Porsche Turbo e Jatinho - Sigma

Foto: Quatro Rodas.

A partir daí parece absurdo comparar os dois, mas a reportagem feita deu noções interessantes sobre as possibilidades das duas máquinas e sua serventia para alguém que esteja utilizando seu jato ou seu carrão para impressionar alguém ou ter uma viagem confortável.

Para quem pode comprar os dois, tudo se resume a uma questão de utilidade. O piloto da Embrar Sydney Rodrigues comenta: “O carro pode estacionar na porta do barzinho e dar carona no fim da noite. O avião não sai dos limites do aeroporto, dali em diante precisamos chamar um táxi”.

Porsche Turbo e Jatinho - Sigma

Interior do Porsche. Foto: Quatro Rodas.

Mais conforto impossível

A briga fica acirrada quando o assunto é oferecer uma viagem confortável aos passageiros e emocionante para os pilotos. O fato é que o Panamera é uma verdadeira nave por dentro, enquanto o jato Phenom não deixa nada a desejar e faz valer os milhões em investimento.

Os caprichos da Porsche Turbo se assemelham aos da Rolls-Royce. Não à toa, o diretor de mercado da Embraer comenta que o conforto do Panamera se assemelha àqueles oferecidos pelo jato Legacy da Embraer, que parte dos R$50 milhões.

Porsche Turbo e Jatinho - Sigma

Cockpit do Phenom 100. Foto: Quatro Rodas.

Mas a Embraer não fez pouco caso na hora de oferecer conforto no jato. A cabine, claro, tem um acabamento impecável, mas o cockpit, onde ficam os pilotos, também foi bem trabalhado. A empresa contratou a BMW Design Works para desenhar uma central de controle que também oferecesse um design arrojado.

Segundo o diretor de mercado da Embraer, esse cuidado foi tomado porque uma boa porcentagem dos proprietários dos jatos gosta de assumir o controle eles mesmos. Nada mais justo, rs.

Porsche Turbo e Jatinho - Sigma

Interior do Phenom. Foto: Quatro Rodas.

O conforto oferecido aos passageiros é bastante semelhante nos dois. Bancos extremamente confortáveis, encostos reclináveis, tudo muito bem acabado. O Porsche até sai na frente, com ar-condicionado com controles individuais e espaço para um gigante se acomodar tranquilamente.

Na hora de impressionar um amigo na mesa do bar, por exemplo, quem é dono do Panamera sai na frente. A chave do Porsche imita o formato do carro, enquanto a do jatinho não se diferencia muito de uma chave de casa.

Porsche Turbo e Jatinho - Sigma

Interior do Panamera. Foto: Quatro Rodas.

Qual é mais rápido?

Em relação ao desempenho das duas naves, algumas constatações são interessantes. O Porsche Turbo, por exemplo, ganha na velocidade nos primeiros 700 metros, já que consegue atingir 100 km/h em apenas 4 segundos. O Phenom precisa percorrer 700 metros para chegar aos 160 km/h, enquanto o Panamera já estaria a mais de 200 km/h nesta distância.

No ar, no entanto, o Phenom consegue atingir seus 700 km/h, percorrendo centenas de quilômetros em poucos minutos. Quando tudo corre bem, a intervenção do piloto ocorre apenas nos momentos de decolagem e de pouso. A velocidade máxima do Porsche Turbo é atingida quando o carrão já está nos seus 300 km/h.

Porsche Turbo - Sigma

Chave do Porsche. Foto: Quatro Rodas.

Já quando o assunto é o gasto de manutenção e segurança, os dois impressionam bastante. Em março de 2010, o Porsche Turbo custava 55 mil ao ano para a manutenção de seguro e do IPVA combinados. Naquela época, o Phenom consumia 45 mil em seguro e 15 mil para que ficasse parado no hangar do aeroporto.

Quando se unem numa comparação dois modelos que são puro luxo e alto desempenho, mesmo que um fique no ar e outro só consiga voar baixo, só pode sair coisa boa.

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Categoria: Curiosidades

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