Pioneiros entre os brasileiros: relembre carros que mostraram avanços tecnológicos

Publicado em: dez 21 2016 por admin

Muitas pessoas não colocam muita fé no mercado de automóveis brasileiro, principalmente quando o comparam ao europeu. Mas, olhando para o passado, dá pra dizer que nosso país já foi palco da inserção de algumas transformações tecnológicas que, à época, foram uma total inovação.

Câmbio automático de 4 marchas, injeção eletrônica e tração nas quatro rodas são coisas que estão há aproximadamente vinte anos presentes entre carros brasileiros, e na época eram bem exclusivas. Vamos relembrar onde tudo começou?

 

De onde veio esse câmbio?

4 marchas em câmbio eletrônico. Olha, na metade da década de 1980, essa era uma tecnologia que apenas marcas como BMW e Jaguar utilizavam, e aqui no Brasil isso era contemplado de longe. Até que o Opala, em 1988, em sua famosa versão Diplomata 4.1, passou a adotar o Automatic-4, inaugurando os automáticos com 4 marchas. Hoje em dia, esse mesmo esquema é utilizado em carros como Toyota Etios e Renault Duster, mas de forma bem menos ostensiva.

Foto: reprodução / QuatroRodas

Foto: reprodução / QuatroRodas

 

Um “i” bem importante

O Gol GTi, de 1989, não ficou famoso apenas por sua potência – na época, o 1.8 até intimidava. Na verdade, foi também o responsável por inserir a injeção eletrônica entre os brasileiros. Na mesma época, com o Santana 2000 i Executivo e o Monza 2.0i 500 EF, a tecnologia foi se difundindo, mas ficando exclusiva ainda por alguns anos entre os carros mais luxuosos.

Foto: reprodução / GTZero

 

4×4

Dividir a força do motor nas quatro rodas não foi algo tão fácil no início. Se hoje o sistema não é popular entre a maior parte dos carros (excluindo SUVs e picapes), imagine na década de 80, quando a modesta (porém forte) Ford Pampa 4×4 apresentou o recurso, em 1984.

Foto: reprodução / QuatroRodas

 

Você acha que muita coisa mudou nesses últimos 20 anos? Se pensarmos em como cada vez mais os carros automáticos estão virando tendência, a injeção eletrônica praticamente se naturalizou e o 4×4 não é mais algo tão especial, podemos dizer que algumas tecnologias de fato se popularizaram, o que é ótimo.

Para mais curiosidade sobre o mundo dos automóveis, continue acompanhando o blog da Sigma. Estamos a todo tempo indo atrás de informações interessantes para você.

 

Fonte: QuatroRodas.

Categoria: Curiosidades

Comentários