Os mais cobiçados dos anos 80

Publicado em: mar 16 2017 por admin

Os anos de 1980 foram um importante ano para a indústria mundial de carros, com diversos lançamentos que marcaram época, como a Ferrari F40 e a série a BMW série 5. No Brasil, esse cenário era um pouco mais tímido, ainda porque a importação de carros não era permitida.

Mas isso não fez os brasileiros quererem menos luxo e sofisticação. Por aqui, as marcas criaram modelos para tentar agradar quem queria os carros de fora.

À nossa maneira, tivemos nossos grandes clássicos, cobiçados por todo mundo. Vamos lembrar deles?

Foto: reprodução / Estadão

 

Na década, o Santana foi um dos poucos carros ditos de luxo que a Volkswagen trouxe para o Brasil – na Europa, ele era a segunda geração do Passat. Na versão GLS, no fim dos anos 80, os motores 1.8 e 2.0 surgiam, deixando ele ainda mais confortável.

 

 

Foto: reprodução / Estadão

 

Para bater de frente com o Santana, a Chevrolet trouxe o Monza. Na versão Classic, a mais luxuosa, além do motor 1.8, ele vinha com direção hidráulica, antena eletrônica para rádio, vidros degradê, etc. No fim da década, em 1989, ele ganhava injeção eletrônica.

 

Foto: reprodução / Estadão

 

Não havia quem não pensasse no Opala Diplomata quando o assunto era conforto. Durante boa parte da década, foi o sedã mais caro do mercado nacional, preferido por famosos que gostavam de andar em um carro luxuoso e potente – seu motor 4.0 de 6 cilindros era um ícone na época. O modelo ainda trouxe a inauguração do câmbio automático do Brasil, sua inovação chave.

 

Foto: reprodução / Estadão

 

Sensação entre jovens e amantes de motores potentes, o Gol GTI trouxe conforto, esportividade e tecnologia. Ele chegou em 1989, como a melhor versão do carro mais vendido do país até então. Na bagagem, trouxe um motor 2.0 de 120 cv e a maior inovação da época: a injeção eletrônica.

 

Foto: reprodução / Estadão

 

Na disputa entre os mais exclusivos da década com certeza estava o Miura. Além de um design futurista que chamava atenção, trazia uma série de assessores eletrônicos em diversos modelos, como computador de bordo com voz, faróis escamoteáveis, fechamento automático dos vidros, entre outros. Tudo isso, claro, era acompanhado de um alto preço, o que fazia o modelo ser propriedade de famosos quase exclusivamente.

 

Sempre bom relembrar de grandes modelos do passado, não é? Para mais curiosidades e informações sobre o mundo dos automóveis, continue acompanhando o blog da Sigma! Estamos sempre atrás de coisas interessantes para você.

 

Fonte: Estadão.

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Categoria: Curiosidades

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