Os maiores circuitos do mundo #01 Spa-Francorchamps

Publicado em: jun 18 2015 por admin

Na semana passada, começamos uma série de textos sobre os grandes pilotos da história. Fizemos um resumo das conquistas e glórias da carreira de Mika Hakkinen, bicampeão mundial de Fórmula 1. Hoje, começaremos outra série, contando um pouco sobre as curiosidades e características dos mais lendários circuitos do mundo.

Que tal começar falando sobre a pista mais amada entre os pilotos? Spa-Francorchamps, na Bélgica, sempre foi um dos mais arriscados e elogiados circuitos, com suas curvas variantes, subidas e descidas, retas complicadas e um ponto de ultrapassagem daqueles que todo fã de velocidade adora, a Bus-Stop.

Mas falar de Spa sem citar de sua principal curva é quase uma heresia, a “Eau Rouge” é um dos pontos mais desafiadores para qualquer piloto. Uma curva em subida, logo na saída de outra curva, a La Source,  que tem a fama de separar os bons pilotos dos ótimos pilotos. Os bons, reduzem a velocidade ao longo da curva. Os ótimos, aceleram ainda mais fundo! Existem até bolsas de apostas para saber quem são os pilotos que vão acelerar na Eau Rouge, e quais reduzirão a velocidade.

eau-rouge-spa-francorchamps

Foto: Reprodução/Alamanaque Esportivo

História

O circuito foi inaugurado em 1921 com corridas de motovelocidade, e em 1922 ocorreu a primeira corrida de automóveis em Spa, as 24 horas de Francorchamps. Nessa época o circuito ainda possuía 14 quilômetros de extensão, hoje ele tem apenas sete. Só em 1925 ocorreu a primeira prova com monopostos, o Grande Prêmio da Europa e a vitória foi do lendário Antônio Ascari, com seu Alfa Romeo.

Em 1950, a Fórmula 1 chegou a Bélgica, e logo na estreia, o vencedor foi um dos maiores pilotos da história, o argentino Juan Manuel Fangio completou a prova em 2 horas e 47 minutos. Fangio venceria outras duas vezes em Spa, (1954 e 1955).

Por medidas de segurança e outras por um acordo com as indústrias de tabaco, a prova de Spa deixou de fazer parte do circo da Fórmula 1, mesmo assim houve tempo que outros dos grandes pilotos da história marcassem época e vencessem muitas corridas nesse cobiçado circuito.

O primeiro a marcar época foi Jim Clark, da Lotus, que venceu a prova por quatro vezes consecutivas, entre 1961 e 1965.  Esse feito foi repetido apenas mais uma vez, por Ayrton Senna, de 1988 a 1991. Senna também venceu em 1985. O maior campeão da história da Fórmula 1 também escreveu seu nome nas curvas de Francorchamps, Michael Schumacher é o maior vencedor da prova, ele conquistou seis vitórias (1992, 95, 96, 97, 2001 e 2002).
Reginaldo Leme, especialista em automobilismo fala sobre o circuito de Spa: “Se há uma pista em que o talento do piloto, às vezes, consegue superar desvantagem técnicas de equipamento é Spa-Francorchamps. Basta ver que os três maiores vencedores da história deste circuito são Jim Clark, Ayrton Senna e Michael Schumacher. E nem sempre eles tinham carro para vencer.”.

Em 2000, Mika Hakkinen da McLaren fez, em Spa, uma ultrapassagem que é considerada por muitos, a mais difícil e bela da história da Fórmula 1. Na volta 41, Hakkinen perseguia Schumacher quando levou uma fechada incrível em uma das curvas do circuito belga. Na volta seguinte, os dois alcançaram o brasileiro Ricardo Zonta, que era retardatário. Schumacher entrou na curva ultrapassando Zonta e acreditou que Hakkinen ficaria preso atrás do piloto brasileiro. Contrariando a lógica, Hakkinen ultrapassou, na mesma curva, Zonta e Schumacher, fazendo uma manobra linda e histórica. Confira a manobra histórica do finlandês:

Apaixonados por automobilismo sempre tem espaço aqui na Sigma Car, por isso trazemos todas as novidades do mundo automobilístico e tudo o que de melhor já fizeram os grandes carros e pilotos da história. Confira, em nosso Facebook , tudo o que de melhor acontece no mundo da velocidade.

Fontes: Enciclopédia F1,  Almanaque Esportivo

Categoria: Curiosidades, Sem categoria
Tags: , , ,

Comentários