O que você precisa checar no seu carro antes de viajar

Publicado em: mar 11 2016 por admin

Durante o dia a dia, é comum não nos preocuparmos com a manutenção de nossos automóveis. De fato, caso não aconteça alguma eventualidade, seguir as recomendações de fábrica e as revisões periódicas são o suficiente. Porém, quando estamos planejando cair na estrada, o cuidado deve ser maior. Por isso, separamos algumas dicas para as quais você deve se atentar.

 

Na estrada

Fonte: reprodução / chipsaway

 

Pneus

Um dos itens mais importantes a serem checados antes de viagens, principalmente as mais longas. De início, observe os sulcos nos pneus: eles devem ter, no mínimo, 1,6mm de profundidade. Fique atento também a desgastes irregulares na banda de rodagem, já que isso pode indicar desalinhamento na suspensão. É importante, inclusive, ficar atento ao surgimento de bolhas, sendo que essas podem explodir quando submetidas a altas temperaturas e fortes pressões – condições que se encontram na estrada. E, por fim, lembre-se de fazer uma calibragem adequada ao modelo que você possui no seu carro.

Alinhamento da suspensão e balanceamento nas rodas

Importantíssima parte da revisão, principalmente porque as consequências de uma negligência nesses itens podem ser muitos perigosas, ainda mais em velocidades mais altas. Em falta de alinhamento na suspensão, o volante do carro irá trepidar em altas velocidades. Já quando balanceamento nas rodas é necessários, a direção do carro irá pender para um lado, e será difícil trafegar em linha reta. Revisões mais do que necessárias, não é? E você pode realizar esses serviços em inúmeras oficinas.

Fluídos e filtros

Uma visita à oficina pode resolver rapidamente o problema de um filtro sujo ou de um fluído que esteja sendo necessário. Para facilitar o trabalho, verifique a validade dos últimos fluídos utilizados, reparando se é necessária a troca, e também de seus respectivos filtros. Procure checar também se há vazamentos dos óleos de motor e transmissão, fluído de freio, líquido de arrefecimento e direção hidráulica e embreagem.

Barulhos na suspensão

Nesse caso, seus ouvidos devem estar treinados para saber identificar barulhos que estejam indicando problemas. Batidas secas, estalos, rangidos, entre sons semelhantes geralmente são indicações de algo precisa ser revisado.

Rodas

Rodas de metal amassadas podem ocasionar fugas de ar no pneu, o que fará com que a pressão do mesmo fique inferior ao necessário, fazendo seu carro sofrer. Verifique o estado das rodas, e em caso de escapes de ar, um bom borracheiro pode resolver seu problema. No caso das rodas de liga leve, em casos de quebras e trincas muito aparentes, a troca pode ser necessária para evitar problemas sérios.

Triângulo, macaco, chave de roda e estepe

Você não espera ter de ficar parado na estrada no meio de sua viagem, com certeza. Mas, como isso aconteça, procure estar preparado. Verifique se os itens necessários para a sinalização e manutenção estão lá e se estão em boas condições para serem utilizados. Não esqueça também de verificar, antes da viagem, o estado de seu estepe.

Sistema elétrico

Algo aparentemente banal como uma lâmpada queimada pode ocasionar um acidente terrível. Por isso, verifique se todas as lanternas de sinalização e faróis estão funcionando, bem como as luzes de seu painel.

Limpeza dos vidros

Em dias de chuva, palhetas gastas nos limpadores podem dificultar muito sua direção. Confira o estado dos limpadores e se estão funcionando adequadamente, fazendo mesma coisa com os desembaçadores. Procure limpar constantemente o parabrisa, evitando o acúmulo de sujeira, já que ela pode dificultar a visão.

 

Claro que, para você ficar completamente seguro de que tudo está ok com seu carro, isso não é tudo. Se você quer se prevenir totalmente, uma boa ideia é levar seu carro até um mecânico experiente para que ele verifique a situação de seu veículo. E, também, é sempre bom lembrar: cinto de segurança sempre.

 

 

 

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações, Rodas e Pneus, Sem categoria

Comentários