O que é tuning de carros?

Publicado em: dez 30 2015 por admin

Uma tradução aproximada para a palavra tuning seria otimização. O tuning, hoje, já é considerado uma cultura, a qual possui diversas influências, como veículos de corrida profissionais, corridas clandestinas, culturas urbanas e street, entre outras.

tuning-car

Em suma, tuning é a modificação de um veículo, parcial ou integral, tornando único, o deixando diferente do normal, atualmente quase todas as partes de um carro podem ser customizadas, tunado, desde o exterior: rodas leves, saídas de ar, para-choques, saias laterais, spoilers, aerodinâmica, até o interior: motor, chassis, sistema eletrônico, sistema de som e mais.

Normalmente os tunings são realizados para aumentar a potência dos carros assim como deixá-los visualmente mais agressivos e atraentes, uma combinação de satisfação estética e de desempenho para o agrado do dono.

A cultura do tuning já está tão forte, principalmente entre os jovens, que há inúmeros encontros de carros e competições que avaliam desde o carro mais customizados, som mais poderoso a motor mais potente, corridas e exibições. A influência da vida noturna é uma das principais chaves para o crescimento dessa cultura no mundo, onde jovens são inspiradores pela beleza, prestígio e até mesmo jogos que simulam corridas, competições e customizações, como o tão aclamado Need For Speed.

Praticamente qualquer carro pode ser modificado, o modelo varia muito com o público. Os mais jovens costumam preferir os modelos populares, como Gol, Corsa, Astra, Vectra, até os mais caros como Ferrari e Lamborghini, enquanto os mais velhos tem apreço maior por motores V8 clássicos, como Dodge e Mustang.

Tunar o carro é o sonho de muita gente, mas se também é o seu, cuida-se para não fugir da lei, há diversas normas relacionadas a modificação de automóveis e apesar de parecer uma aventura correr por fora das regras, é necessário estar atento a tudo que diga respeito à segurança.

Categoria: Carros Personalizados, Dicas e Informações
Tags: ,

Comentários