O que é motor de injeção direta?

Publicado em: jan 12 2016 por admin

Há muitas alternativas de combustíveis atualmente no mercado, alguns mais promissores do que outros em questão de economia e eficiência. Mas antes de arriscar-se dando preferência a um motor a diesel ou álcool, vamos entender um pouco sobre o que é e como funciona o motor de injeção direta.

motor carro

Como funciona?

Agora, para entender o seu funcionamento, vamos imaginar um motor a gasolina comum: nesse tipo de motor o combustível percorre o caminho a partir do tanque de gasolina, passando pela bomba, até alcançar os injetores no motor. Esses injetores jogam a gasolina espirrando-a no coletor de admissão, que é onde esse combustível e o ar se misturam.

A válvula de admissão dos cilindros se encarregam de se abrirem e aí o pistão do cilindro desce puxando a mistura do ar e combustível para o seu interior. Quando o pistão sobe, todo o sistema trabalha, inclusive a vela que se encarrega de provocar a ignição da câmara causando uma explosão de alta pressão e energia. A explosão e forte o suficiente para empurra o pistão de volta empurrando também a biela, fazendo com que a potência alcance as rodas.

De maneira prática, é assim que o motor tradicional funciona. O motor de injeção direta, ao contrário de tudo o que vimos do tradicional, pula parte do processo, mas ao invés de prejudicar o resultado, ele o aumenta consideravelmente. Graças a tecnologia e evolução nos sistemas de injeção, o combustível pode ser queimado exatamente no local e no momento em que deveria.

Quais são as vantagens?

Motores tradicionais costumam ter um caminho mais indireto para o transporte da gasolina do que motores de injeção direta. Esse maior caminho percorrido resulta em uma maior ineficiência na queima do combustível e resulta em um desperdício de energia que poderia ser melhor utilizada. Ao contrário disso, o motor de injeção direta “corta caminho”, deixando de lado toda a espera e caminho percorrido pelo combustível em um motor convencional e o injeta diretamente à uma câmara de combustão e não ao coletor de admissão, o que faz com que o combustível seja queimado de maneira mais rápida e completa, proporcionando mais efetividade na queima, economia e potência.

No passado esse sistema possuía alguns entraves, mas com a evolução da tecnologia, o motor ficou cada vez mais dinâmico e prático, tornando-o uma boa opção de desempenho e também economia, e é bem provável que ele evolua cada vez mais a ponto de ser um dos principais sistemas de injeção nos carros.

Categoria: Curiosidades
Tags: , , ,

Comentários