O que acontece com o motor quando a correia dentada arrebenta

Publicado em: jun 07 2017 por admin

Quem conhece o que acontece logo após o rompimento da correia sabe que a dor de cabeça pode ser grande. O papel do componente para o motor é essencial, já que é ela quem sincroniza a abertura e o fechamento das válvulas durante a movimentação dos pistões.

Estragos grandes

As primeiras consequências quando o rompimento acontece com o motor em movimento é a parada total das válvulas. Isso quer dizer que ar e combustível não vão mais entrar e os gases da combustão não serão eliminados. Isso vai fazer com que elas se choquem com os pistões, criando um barulho horrível de metais colidindo constantemente.

Mas não para por aí. Com o motor funcionando num momento em que não devia, várias peças poderão ficar inutilizadas. No conserto – que vai ter que acontecer inevitavelmente -, pelo menos as válvulas precisarão ser trocadas e o cabeçote retificado, mas a lista de reparos pode ser ainda maior, incluindo pistões, bielas…

É pelo preço salgado desse conserto que muitos motoristas temem esse tipo de acidente. E o pior de tudo é que, geralmente, não há indícios de quando a correia irá arrebentar, a não ser, claro, pelas marcas de desgaste. O mais ideal é ficar de olho, se possível, no estado da correia e manter as revisões periódicas em dia.

O que fazer quando perceber

Se você percebeu que ela arrebentou – o barulho metálico das válvulas e pistões se chocando irá denunciar -, pise na embreagem (em carros manuais) ou coloque em N (em carros automáticos) e desligue o carro. Se você agir rápido, poderá salvar algumas peças importantes no motor.

Depois disso, não tente ligar o veículo novamente. Você precisará rebocá-lo até a total manutenção do motor. Complicado, não é?

Para evitar todo esse transtorno, é sempre importante exigir a verificação da correia nas revisões. A troca é geralmente feita entre 40.000 e 100.000 quilômetros, dependendo do uso do carro. Fique sempre ligado!

Ah! E não custa lembrar que, sempre que você precisar que alguém dê uma olhada em seu carro, pode sempre contar com a Sigma! Nosso setor de serviços está pronto para te atender.

Categoria: Dicas e Informações

Comentários