Carros de países do Mercosul terão novo modelo de emplacamento

Publicado em: dez 10 2014 por admin

Um acordo assinado entre os países que compoem o Mercosul (Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Venezuela) estabelece que, a partir  de 2016, todos os carros de países do Mercosul terão novo modelo de emplacamento. Saiba mais!

Carros de países do Mercosul terão novo modelo de emplacamento

Foto: Reprodução/AutoEsporte

O acordo está aprovado desde 2010, mas somente agora foi regulamentado e passará a valer a partir de 2016. O novo tipo de emplacamento busca unificar o padrão dos países do Mercosul, formando assim uma integração entre o banco de dados dos veículos de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, bem como facilitar a fiscalização nas fronteiras e evitar clonagens e roubos.

Mas o que muda? O tamanho das placas permanecerá idêntico ao atual no Brasil: 40 cm X 13 cm. Em outros países, porém, este tamanho sofrerá alterações, como na Argentina, já que este é o padrão utilizado na União Europeia. Entre os diferenciais do modelo de emplacamento atual e o novo, vale destacar que o novo modelo terá fundo branco com letras pretas. Já parte superior haverá uma tarja azul, com o emblema do Mercosul junto ao nome e bandeira do País ao qual o veículo pertence – não mais havendo o nome da cidade e estado em que o carro foi emplacado.

Vale ressaltar que a combinação entre números e letras continuará a ser feita por cada nação, de acordo com as suas necessidades. No Brasil, o sistema permanece o de três letras seguidas por quatro números — ABC 1234. Na Argentina, será adotado um novo modelo, formado por duas letras, três números e duas letras — AB 123 CD —  pois o sistema atual se esgotaria já no próximo ano. E para os veículos emplacados antes de 2016 a mudança será opcional.

O que achou das novidades?

Fontes: Auto Esporte, Notícias R7.

Categoria: Dicas e Informações, Sigma
Tags: , ,

Comentários