Má postura ao dirigir pode causar dores e comprometer segurança

Publicado em: ago 18 2017 por admin

Fisioterapeutas alertam para os riscos ao conduzir veículo sentado de maneira inadequada.

Quem dirige por muito tempo todos os dias ou já encarou uma longa viagem ao volante certamente já se queixou de algum tipo de dor e desconforto em alguma parte do corpo. Muito mais que pelo tempo na direção, o problema pode ter tido origem na postura que o condutor assumiu enquanto dirigia. Fisioterapeutas alertam que a má postura ao dirigir pode causar desconforto e cansaço precoce, tirando a atenção do motorista durante a viagem e isso pode resultar até em acidente. Se a prática é recorrente, estes desconfortos podem evoluir – inclusive – para doenças crônicas. Confira abaixo algumas dicas para evitar problemas de saúde ao dirigir:

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

  1. Ajuste o banco

Ele deve ter uma leve inclinação, perto dos 100°. A altura e aproximação do painel devem sem reguladas de modo que o condutor possa alcançar os pedais sem esforço. A coluna também deve estar totalmente apoiada no encosto do banco.

  1. Posição dos espelhos

Pode parecer que não, mas isso influencia e muito na postura. Os espelhos devem permitir uma boa visualização ao motorista sem que ele precise rotacionar o tronco ou a cabeça.

  1. Volante

Não deve encostar nas pernas e nem ficar muito distante do corpo do motorista. O ideal é que eles fiquem a uma distância que permita que os braços fiquem ligeiramente dobrados, não esticados.

  1. Pés

Os movimentos para acionar os pedais, após grandes períodos na direção, podem provocar dores nas pernas e na parte inferior das costas. Sempre que possível, procure apoiar totalmente os pés no chão do veículo, para descanso.

  1. Cabeça

Não negligencie o encosto de cabeça. Além de ser item obrigatório de segurança, ele previne dores musculares na região superior do tronco e evita o chamado “efeito chicote” que, no caso de uma colisão traseira, movimenta a cabeça bruscamente para frente e para trás, o que pode ocasionar sérias complicações às vértebras cervicais.

Continue acompanhando o Blog da Sigma sempre para receber mais dicas de segurança ao dirigir, além e novidades do mundo automotivo.

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , ,

Comentários