Lembrando dos simuladores de corrida que tanto gostamos

Publicado em: abr 25 2017 por admin

Um interesse genuíno por alguma coisa, qualquer coisa, costuma ser algo que inicia numa idade bem pequena. Por isso, se você é um verdadeiro amante de carros deve lembrar de nomes como Gran Turismo, Need for Speed, Nascar Racing, Forza Motosport, entre outros. Eles são alguns dos famosos simuladores de corrida que nos levaram a adorar o mundo dos automóveis.

Resultado de imagem para simuladores de corrida

Foto: reprodução / Waz

No post de hoje, separamos para você um vídeo, produzido pela Donut Media, que nos faz lembrar desses jogos memoráveis e que inovações eles trouxeram para o mundo dos videogames e como fizeram pessoas leigas ficarem mais próximas de condições reais de pilotar um veículo.

Quem pensa que os jogos não tem importância, se engana um pouco. Desde 1984, ano de lançamento do primeiro simulador com relativa semelhança à realidade, o Checkered Flag (jogo ainda em 8 bits, com muito pouca realidade nos movimentos), muito aconteceu nesse setor.

Além de incluir gradativamente mais realidade no que se refere à manutenção, possibilidade de escolha e necessidade de manutenção na hora de correr com o veículo, os jogos foram ficando mais próximos do controle real de um carro. Com Nascar Racing, de 1994, por exemplo, fatores como dano ao veículo - de batidas e alta temperatura - foram introduzidos; com Gran Turismo 1, de 1997, mais de 100 veículos licenciados foram incluídos, deixando o jogo mais oficial.

O Grand Prix Legends, de 1998, foi considerado até a época o mais realista de todos, exigindo paciência para os jogadores e habilidade para apertar nos botões e realizar comandos. Grand Prix 4 (2003) foi mais além, introduzindo ótimos gráficos, física de jogo e variabilidades de condições de pista e carros. Já com Need for Speed Shift 2 (2010), jogadores puderem sentir algo que estava faltando: a intensidade e violência que as pistas podem causar.

E se formos pensar nessa constante evolução, vamos ver que os jogos que tanto gostávamos quando éramos crianças (e ainda gostamos, claro) passaram a ser muito mais que diversão. Hoje em dia, inclusive, competidores disputam valores reais em dinheiro nas pistas de corrida virtual.

E então, bateu aquela saudade da infância? Continue acompanhando o blog da Sigma para mais notícias do mundo dos automóveis!

Categoria: Curiosidades

Comentários