Saiba tudo sobre seu novo jogo de rodas

Publicado em: set 01 2020 por admin
rodas automotivas

Imagem: SigmaCar

Antes de comprar aquele novo conjunto de rodas, é preciso entender algumas necessidades específicas. Acompanhe!

Quem realmente é apaixonado por carros e preza pelo seu estilo e personalidade refletidas em seu automóvel, sabe que um belo conjunto de rodas faz toda a diferença, não é mesmo? É, inclusive, bem comum desejar e admirar aquele conjunto com um design novo no mercado.

Mas, antes de comprar aquele jogo de rodas tão esperado, é necessário entender que as rodas possuem muitas diferenças que devem ser levadas em conta, pois elas podem não ser compatíveis ao seu automóvel, por exemplo.

Sendo assim, vamos compartilhar agora com vocês algumas informações imprescindíveis para prestar atenção e estudar bem, antes de você comprar aquele conjunto de rodas que ficou encantado. Acompanhe nas próximas linhas:

Características principais de um conjunto de rodas

Aro

O aro é a medida de todo o diâmetro da roda, comercializado em polegadas. Ou seja, é o tamanho da circunferência da roda medido até o limite de encaixe do pneu.

Você pode colocar em seu carro um conjunto de rodas de aro maior que aquelas que vieram de fábrica. Entretanto, é necessário que você faça isso com ajuda de especialistas, pois a mudança deve ser feita de acordo com os limites de segurança.

roda-automotiva.png

Tala

Basicamente, a tala é a medida que atende a largura das rodas, de uma face lateral até a outra, desconsiderando a flange.

rodas automotivas sigma car

 

É possível encontrar automóveis que possuem diferentes medidas da tala, tanto nos eixos dianteiro quanto traseiro. Nesses casos, é necessário ficar atento às particularidade do fabricante. Consulte-nos para saber qual a tala ideal para o seu carro, principalmente se pensa em aumentar ou reduzir o seu aro original.

 

Furacão

Expressa de forma a apresentar a quantidade de furos e o diâmetro formado pela disposição destes na roda. Por exemplo: uma roda com furação 5×120 tem 5 furos dispostos em um diâmetro de 120 milímetros.

O fabricante é quem define a quantidade de furos, avaliando a engenharia e o modelo do carro. Cada carro possui uma furação específica e dificilmente aceita outras furações, por isso consulte um de nossos especialistas para saber qual o ideal para o seu veículo.

rodas automotivas sigma car

 

Offset

Offset é o também chamado ET da roda. Trata-se dos milímetros entre o cubo da roda e o centro da largura – tala.

Ele é medido em milímetros e pode ser zero quando o eixo de fixação está alinhado ao centro da tala, negativo quando está mais “para dentro” ou positivo quando está mais “para fora”. Algo que deve ser levado em consideração, pois o offset influencia em variados componentes da suspensão de um automóvel. Temos, como exemplo de componentes, a sua geometria, a distância entre os pneus e da própria suspensão, entre outros atributos.

Para dirigir sem problemas e sem criar desgastes no pneu e na suspensão, busque sempre a orientação de um profissional.

roda automotiva

Anel Centralizador (Center Bore)

Já o anel centralizador é o tamanho do cubo central da roda, que geralmente é medido em milímetros.

O encaixe de cubo é o que assegura a centralização de uma roda, e cada carro tem o seu encaixe específico, variando de modelo para modelo. O cubo, então, precisa embocar perfeitamente. E, assim, os anéis centralizadores conseguem utilizar um modelo específico de roda para modelos ou marcas de carros variadas, com a necessidade de compatibilidade entre o diâmetro dos orifícios.

Já que agora você conhece todas as especificidades de uma roda, pode pensar em comprar aquele conjunto de rodas que ficou apaixonado com a Sigma Car! E, se ficou ainda alguma dúvida, é só entrar em contato. E lembre: procure sempre um bom profissional para auxiliá-lo em sua escolha!

 

Categoria: Acessórios Automotivos, Dicas e Informações, Rodas e Pneus
Tags: , ,

Comentários