Jaguar revive o Type Lightweight, de 1963

Publicado em: set 09 2014 por admin

A Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover divulgou que irá continuar a produção da série especial “Lightweight” do clássico Jaguar E-Type, apresentada ao público em 1963. Na época, foram produzidas 12 unidades desse modelo, mas o projeto previa que fossem feitas 18 unidades, e agora, 50 anos depois, a montadora produzirá os 6 carros que faltaram.

Foto: Reprodução/ G1

Foto: Reprodução/ G1

Os “novos” modelos terão um motor 3.8 litros de seis cilindros, que era usado no XK, também com partes em alumínio e potência de 340 cv. O metal, mais leve que o aço, também aparece na carroceria, que deixou o carro 114 kg mais leve que o primeiro modelo.

O interior do carro receberá bancos de couro Connolly, volante com aro de madeira e a manopla de câmbio de alumínio escovado.

Foto: Reprodução/ G1

Foto: Reprodução/ G1

Os veículos serão montados artesanalmente pela divisão de operações especiais da Jaguar e seguirão o projeto antigo, sem novas tecnologias. O E-Type foi produzido entre 1961 e 1975, totalizando 72,5 mil unidades.

Um primeiro protótipo do E-Type Lightweight já passou por testes e será mostrado pela primeira vez nesta quinta-feira (14), na Califórnia (EUA), mas não usa o chassis original. Todos os seis exemplares de 1963 serão vendidos como carros de competição, homologados para participar de corridas de clássicos da FIA.

Foto: Reprodução/ G1

Foto: Reprodução/ G1

A apresentação oficial da nova produção do Lightweight será apresentada ao público na recepção inaugural do Pebble Automotive Weekend, um dos eventos de automóveis clássicos mais importantes do mundo, na Califórnia.

Fonte: Auto Esporte, iCarros, Diário Catarinense.

Categoria: Curiosidades
Tags: , , , , ,

Comentários