Grandes circuitos do mundo #02 – Interlagos

Publicado em: jul 16 2015 por admin

O autódromo de Interlagos é um dos mais famosos e respeitados em todo o mundo. Grandes lendas do automobilismo já guiaram e venceram provas nas curvas e retas brasileiras. Agora, a Sigma Car traz um pouco da história do Autódromo José Carlos Pace, inaugurado em 1940.

Apesar da inauguração em 1940, o projeto de um autódromo na região de Interlagos, em São Paulo, começou a ser produzido em 1926, pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson. Sanson tinha um projeto ambicioso, queria construir um complexo esportivo gigantesco, contendo, além da pista de corrida, quadras esportivas e lagoas para iatismo. A elaboração do projeto esbarrou em questões financeiras, principalmente acarretadas pela quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929. Com o crescimento do automobilismo no Brasil, o projeto de Sanson foi retomado em 1938.

Em 12 de maio de 1940, o 3º Grande Prêmio da Cidade de São Paulo, inaugurou o autódromo, e a primeira vitória no novo circuito foi de Nascimento Jr, com um Alfa Romeo. A partir dai, grandes pilotos brasileiros começaram a atrair a atenção do mundo para a pista de São Paulo.

 

Interlagos

Foto: Reprodução/F1 Team

Depois de anos de reformas, mudanças no traçado e licitações, em 1972 o autódromo estava pronto para receber um Grande Prêmio de Fórmula 1. Para a tristeza brasileira, o primeiro piloto a vencer o GP do Brasil foi o argentino Carlos Reutemann, no dia 30 de março. Wilson Fittipaldi foi o 3º colocado.

No ano seguinte, o circuito foi inserido no calendário oficial da Fórmula 1, e Emerson Fittipaldi tornou-se o primeiro brazuca a receber a bandeira quadriculada em casa, pela Fórmula 1.

Em 1980, a prefeitura de São Paulo perdeu a licitação para a prova da Fórmula 1, e a etapa brasileira foi transferida para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde aconteceu até 1989. Nesse período, foram realizadas novas reformas no autódromo, e ele recebeu seu nome oficial, José Carlos Pace, em homenagem ao ícone do automobilismo brasileiro, vencedor da prova em 1975.

Em 89 foi a vez da Prefeitura do Rio de Janeiro perder os direitos sobre o GP do Brasil, e a então prefeita de São Paulo, Luiza Erondina, não perdeu tempo: tratou de trazer a prova de volta para Interlagos. Em 1990, Alan Prost venceu o Grande Prêmio do Brasil, corrida que recolocou Interlagos no calendário internacional.

Em 1991, Ayrton Senna abriu a nova série de vitórias de brasileiros em Interlagos, correndo pela McLaren. Em 1993, Senna também venceu, fazendo uma grande corrida, superando Prost e Damon Hill, que largaram em sua frente.

senna-interlagos-1991

Foto: Reprodução/Daily Mail

Após a trágica morte de Ayrton Senna, o Brasil passou por um período longo de jejum (13 anos) de vitórias em casa, quebrado apenas por Felipe Massa, em 2006. Correndo pela Ferrari, mas com um macacão em homenagem à bandeira brasileira, Massa foi brilhante e liderou a corrida de maneira incontestável. Aquela foi a primeira vitória de Massa pela Fórmula 1.

massa-interlagos-2006

Foto: Reprodução/Globo Esporte

A vitória de Massa, em 2008, teve um gosto amargo para nós, brasileiros. Em um dos finais mais impressionantes de todos os tempos, Massa brigava com Lewis Hamilton pelo título, e precisava que o inglês ficasse apenas em 5º lugar para se tornar campeão. Na última volta, Hamilton era o sexto e Massa cruzou a linha de chegada com a mão na taça. Porém, segundos depois, na curva da junção, Hamilton ultrapassou o jovem Timo Glock, que fazia uma corrida inacreditável, com sua fraca Toyota, e conquistou o campeonato de 2008. Mas naquela tarde de domingo, o piloto mais aplaudido foi, sem dúvidas, o brasileiro Felipe Massa.

Confira a volta final do GP do Brasil de 2008 (A qualidade da imagem não é boa, mas as emoções são fortes!).

A Sigma Car busca, em seu blog, contar um pouco da história do automobilismo, nossa maior paixão. Já o nosso site, traz uma incrível loja virtual, com acessórios que transformam seu carro na máquina que sempre sonhou. Acesse www.sigmacar.com.br e confira!

 

Fontes: GP Brasil Oficial, Esportes R7

Categoria: Curiosidades, Sem categoria
Tags: , , , ,

Comentários