Ford, Fiat e GM são acusadas de não oferecer em veículos o que a propaganda promete

Publicado em: abr 27 2017 por admin

As três marcas receberam notificações nada prazerosas do Conar, Conselho de Autorregulamentação Publicitária: a de que a propaganda de aspectos de seus veículos seriam aparentemente enganosos. Os pneus utilizados nos veículos Fiat, os motores de veículos da Chevrolet e o Ford Fusion estariam envolvidos no problema.

Resultado de imagem para fusion

Foto: Divulgação

Já mostramos aqui no blog algumas “mentirinhas” que as marcas contaram procurando atrair consumidores. No caso dessas três marcas, as acusações vindas da Proteste (Associação Brasileira de Defesa ao Consumidor) envolvem questões ambientais: as empresas estariam mentindo nas propagandas que seus veículos são fabricados com processos sustentáveis ou que eles possuem características “ecológicas”.

No caso Fiat, a questão estaria nos pneus ditos “Superverdes” em seus veículos, que aliam, segundo a marca, economia de combustível e durabilidade, contribuindo para o meio ambiente. A Proteste diz que, apesar de oferecer o que promete, os pneus não mudam fatores como produção, uso e descarte, portanto não oferece o suficiente para ser chamado de sustentável.

Já a Chevrolet encontra um problema quando chama seus motores de “Eco”, em carros como “Onix, Prisma, Montana, Cobalt e Spin”. Apesar de dizer que essa palavra se relaciona a “econômico” e não “ecológico”, a Proteste coloca que, ao dizer que também promete reduzir emissões de poluentes com sua tecnologia, a marca procura se ligar a questões ecológicas e não de economia de combustível, sem oferecer características sustentáveis em seus veículos.

Envolvendo a Ford, o problema se relaciona exclusivamente ao Ford Fusion e seu motor Ecoboost, que alia potência e economia de combustível. Porém, apesar de passar essa mensagem, o carro obteve nota D (de A a E) no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, além de não ter ganhado o selo da Conpet, dado a modelos com melhor eficiência energética.

Continue acompanhando o blog da Sigma para saber os resultados dessa briga entre as montadoras e o Conar. Fique ligado nas notícias do mundo dos automóveis!

 

Com informações de Exame.

 

 

Categoria: Curiosidades

Comentários