Estradas que geram energia elétrica?

Publicado em: dez 22 2016 por admin

Que o mundo está ficando cada vez mais buscando formas alternativas de gerar energia nós já sabemos. Recentemente, a França provou isso de uma maneira inovadora.

Foto: reprodução / B9

A pequena comunidade de Tourouvre-au-Perche, no noroeste da França foi o palco, ou melhor, o chão para a iniciativa de estradas solares. Ali, o projeto, que foi sancionado pela Agência do Meio Ambiente e Gestão de Energia da França, “pavimentou” com painéis solares um quilômetro de estrada.

Custando cerca de 5,2 milhões de dólares aos cofres franceses para ser construída e instalada, a Wattway (como a estrada é chamada) possui 7mm de espessura apenas. Do que ela é capaz? De gerar energia elétrica o suficiente para a iluminação pública da área da qual faz parte.

Se você está se perguntando como os painéis não irão quebrar quando carros ou caminhões passarem por cima, respondemos: graças a tecnologia, uma fina camada de silício irá recobrir os painéis, deixando-os altamente resistentes.

Infelizmente, é justamente o silício, essencial para o projeto, que torna essa estrada tão cara de ser implementada e relativamente menos eficiente, já que impede parte da passagem de raios solares.

De qualquer maneira, mesmo com alguns fatores que dificultem esse projeto ser ainda maior, parece que estamos olhando para o futuro, não é mesmo?

Para mais notícias sobre soluções sustentáveis para nossas cidades e residências, continue acompanhando o blog da Sigma Home!

Categoria: Sem categoria, Sigma Home

Comentários