Entenda os significados das placas de trânsito

Publicado em: out 04 2017 por admin

Mais importante que decorar o que quer dizer cada placa de trânsito, é necessário que você entenda o que ela espera de você. Conheça a diferença entre as categorias.

Praticamente todo mundo que quer aprender a dirigir deve procurar um Centro de Formação de Condutores para receber as aulas teóricas e práticas necessárias para submeter-se aos exames aplicados pelo Departamento Estadual de Trânsito, o Detran. E não tem como escapar, uma hora elas vão aparecer. Dezenas delas.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

As placas de trânsito servem para organizar e tornar o trânsito mais seguro para motoristas e pedestres. Saber o significado delas é uma exigência do Detran na aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porém mais importante que se dedicar a decorar o que elas querem dizer, é preciso que você entenda para o quê cada uma delas serve. Abaixo, conheça as categorias das placas e o que cada uma delas espera de você.

Placas de Regulamentação
Estas placas possuem fundo branco e bordas vermelhas e tem a finalidade de informar sobre proibições, obrigações ou restrições no uso da via. Atenção! O desrespeito a esta categoria de placa configura infração e pode ser punido com aplicação de multas.

Placas de Advertência
Com fundo amarelo, elas têm a função de alertar sobre condições potencialmente perigosas ao longo da via.

Placas de Obras
Elas garantem que sejam preservadas a segurança e fluidez do trânsito em trechos nos quais estejam sendo executadas obras. Em fundo laranja, elas também orientam os motoristas sobre caminhos alternativos.

Placas Educativas
São placas com a função de educar os usuários sobre comportamento adequado e seguro no trânsito. Possuem fundo branco.

Atrativos Turísticos
Possuem fundo marrom e sinalizam a ocorrência de atrações turísticas como praias, montanhas, trilhas ou museus.

Placas de Indicação
Em fundo verde ou azul, elas orientam sobre vias e quilometragem.

Serviços Auxiliares
Estas placas indicam aos usuários onde eles podem dispor de serviços como postos de gasolina, restaurantes, bancos, auto serviços etc.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a função de cada categoria de placa de trânsito, fique de olho e respeite as sinalizações. Não deixe, também, de ficar sempre atento ao nosso Blog para ficar por dentro de outras dicas como esta, além de obter informações sobre nossos produtos e serviços.

Categoria: Cuidados com o seu carro
Tags: ,

Comentários