Motores com duplo comando no cabeçote, também conhecidos como DOHC (double overhead camshaft), são motores que possuem um desempenho e potência mais elevados, e podem funcionar em rotações mais elevadas e facilita a configuração de quatro válvulas por cilindro.
As árvores de comando de válvulas são responsáveis por abrir e fechar as válvulas, controlando a entrada de ar e saída de gases queimados no motor. Por elas usarem ressaltos giratórios, sua função torna-se mais efetiva no desempenho do motor em diferentes rotações.
Vantagens
Por esses pontos, esse tipo de motor apresenta consideráveis vantagens, como a geração de maior potência sem perdas mesmo com a quantidade de ar e gás que entram e saem dos cilindros. Esses motores também possuem dois coletores de admissão para cada cilindro, podendo operar com excelência para trabalhar com os fluxos de ar de maneira otimizada para baixas e altas rotações.
DOHC ou SOHC
O DOHC apresenta vantagens mas também algumas desvantagens em comparação ao SOHC (motor com duas válvulas por cilindro). Um dos pontos positivos está no torque e na economia para rodas em cidades, porém não possui vantagem em baixas rotações, ao contrário do SOHC, que não possui muito torque em altas rotações, mas responde positivamente em baixas rotações e consegue ser mais econômico rodando em estradas.
Agora que você sabe o que é um motor com duplo comando no cabeçote, já pode também estar atendo na hora de comprar o seu veículo novo e pensar no que pode ser mais potente, funcional e econômico.