Empresa russa desenvolve veículo que anda sobre água

Publicado em: mai 27 2016 por admin

Parece loucura, mas é isso mesmo. A montadora russa Sherp, especializada em veículos para situações adversas, lançou há certo tempo o seu protótipo ATV, idealizado para ser um dos off-roads mais eficientes do mundo.

Aleksei Garagashian, principal mente por trás do projeto, levou o objetivo tão a sério que criou um veículo capaz de andar sobre praticamente qualquer terreno, inclusive pântanos e lagos.

 

 

Apesar de enorme, o veículo pesa apenas 1.300 quilos e tem um motor 4 cilindros de 1.5 litros, com 44 cavalos de potência. Julgando pela sua largura (3,4 metros) e altura (2,3 metros), ele parece mais potente. Mas, claro, o principal atrativo do carro é por onde ele pode andar.

O segredo do Sherp ATV está em seus pneus. Com 160 centímetros de diâmetro, eles são capazes, inclusive, de encherem sozinhos. Quando o veículo está na água, eles são as “nadadeiras”. Inclusive, por causa desse diferencial o veículo é capaz de passar por cima de objetos de até 70 centímetros de altura tranquilamente.

Sherp ATV

Foto: reprodução / TopGear

 

Se impressionante por todo o seu exterior, no quesito performance, o off-road não vai muito além. Devido a seu motor não muito potente, o ATV atinge, no máximo, 45 km/h em solo e 6 km/h.

 

E você, o que acharia de ter um desses?

 

 

Fonte: EXAME, Gizmag

 

 

Categoria: Curiosidades

Comentários