Empresa cria assistente digital especialmente para ajudar pessoas idosas

Publicado em: mar 02 2017 por admin

Já sabemos que a tecnologia hoje se desenvolve com intuitos de deixar a nossa vida mais fácil e prática. E não é ótimo quando ela também traz benefícios para a saúde e bem-estar dos que mais precisam? Vamos te mostrar um exemplo.

A Intuiton Robotics, uma start-up israelense, criou o Elli-Q, um assistente digital feito para ajudar pessoas idosas em atividades cotidianas que se tornam mais difíceis com a idade, para desenvolver tanto sua ligação com a tecnologia quanto suas habilidades sociais.

Resultado de imagem para ellie q robot

Foto: Divulgação

No vídeo de apresentação do Elli, algumas informações deixam fácil entender onde está a preocupação em desenvolver esse aparelho: “50% das mulheres a partir de 75 anos vivem sozinhas. 60% das pessoas com 60 anos ou mais comumente dizem se sentir sozinhas”. Com a possibilidade de interagir de formas diferentes de acordo com a pessoa, o assistente serve como um companheiro para lembrar e sugerir atividades.

Abaixo você pode conferir um pouco do vídeo de apresentação, com legendas em inglês.

Elli é quase um pequeno robô, com uma cabeça móvel que se mexe de acordo com a posição da pessoa e um tablet para interação. Suas funções podem se conectar com as atividades do celular, o que faz com que ele, por exemplo, possa iniciar uma conversa via WhatsApp ou atender uma ligação por Skype.

As mais importantes partes da rotina do usuário podem ser memorizadas no robozinho, como lembrar de compromissos, tomar remédios, sugerir exercícios físicos, regular a temperatura do ambiente, colocar músicas para tocar, entre outras coisas. Em suma, ele se conecta ao dia a dia para lembrar do que a pessoa mais precisa, podendo se conectar a outros aparelhos para isso.

Foto: Divulgação

Um outro adulto, como um filho distante, por exemplo, pode acompanhar o registo de interações com o Elli-Q através de um smartphone, para saber se tudo está tudo indo bem na casa. Fica mais fácil poder manter o bem-estar de pessoas que às vezes  não conseguem se conectar tão facilmente com o mundo.

Gostou da novidade? Para acompanhar as inovações que a tecnologia está trazendo para as residências, continue acompanhando o blog da Sigma Home!

Com informações de Casa Vogue.

 

 

Categoria: Sigma Home

Comentários